Blog sobre beleza, comportamento e estilo de vida!

5 dicas necessárias ao comprar a primeira câmera!

Nunca vou me esquecer da furada em que me meti quando comprei minha primeira câmera digital. Haviam poucos meses que eu tinha decidido por fotografia ao invés de arquitetura como profissão. Também faziam poucos meses que eu tinha começado a trabalhar – o que significa que eu era uma pessoa louca pra gastar os trocados com uma câmera! (não vou falar com qual câmera me decepcionei, porque ela pode ser interessante para outra pessoa então não vou “queimar” ela).

Então fui lá e comprei. É exatamente isso que você tá pensando, deu tudo errado.

“Mas você pesquisou Fernanda?”  Sim, pesquisei. Olhei semi profissionais e profissionais, estudei como se comportavam e o custo/benefício de cada uma. Caí na teia da internet e fiquei presa às decisões ruins. Aí entra a dica 1:

1 – Confie em seres humanos, não em sites.

primeira câmera

(Aí eu ilustro a dica com um gato, vai entender…)
Sei que parece muito hipócrita eu falar isso, mas não é, calma que vou explicar. Grandes lojas de eletrônicos e especializadas em fotografia acabam por mostrar um monte de “termos calorosos”, para com isso influenciar sua opinião e fazer a venda. Dessa forma é difícil de se concentrar em suas reais necessidades e obter o melhor equipamento de acordo com seu orçamento. Você sempre terá blogs mais detalhados e pessoas de confiança com as quais você pode entrar em contato. Então fale com um fotógrafo aqui pela internet ou com algum amigo ou conhecido que trabalhe na área e descubra com eles o tipo de equipamento que você precisa pra começar – e que caiba no seu orçamento, claro. E esses relacionamentos ainda o ajudarão a crescer ao longo de sua jornada como fotógrafo amador ou profissional. E a primeira câmera é só uma das várias dúvidas que você ainda vai ter.

(Um adendo: Fotógrafo amador e fotógrafo iniciante/inexperiente não são a mesma coisa. Um fotógrafo amador é aquele que tem amor pela fotografia, faz por gostar, podendo ter um talento enorme. Um inexperiente é aquele que ainda não aprendeu tudo o que precisa pra desenvolver sua técnica fotográfica.)

Meu primeiro erro foi confiar nas lojas na internet (dizendo que minha câmera era perfeita), porém não foi o único. Eu escolhi uma câmera, mas não sabia o que queria fotografar. Então a dica 2 é:

2- Qual seu objetivo com a câmera?

primeira câmera

Antes de decidir por alguma câmera, você deve pensar e estudar o tipo de fotografia (ou vídeo, sejamos justos) você quer fazer. Você quer uma câmera pra tirar aquelas fotos caseiras, pra guardar de recordação? Ou é pra fazer aqueles retratos de rua em p&b super contrastados? Quer tirar fotos de shows? Natureza? Fazer essas perguntas te mostra que equipamentos você vai precisar. Como exemplo, minha própria experiência recente: A Sony Nex F3 é ótima para vídeos (ela é uma câmera fullframe) e eventos onde não posso mexer muito nas configurações, como shows. Já a Canon T5 é melhor para ensaios e fotografias mais planejadas, por isso pra ela investi na lente 50mm.

Uma das coisas que mais me impressionou na câmera foi a quantidade de megapixels. Ela tinha um montão, fiquei super animada! Ledo engano… Por isso a dica 3 é:

3- Não se prenda aos megapixels da câmera!

primeira câmera

Um megapixel contém basicamente 1 milhão de pixels. É um pouco sem sentido saber que sua câmera dispara 10 milhões de pixels de cada vez, não é verdade? O que você quer saber (e o que o megapixel realmente significa) é o tamanho máximo de sua foto sem ter que ampliá-la digitalmente. A maioria das imagens de câmeras digitais acaba por ser consumida nas telas dos nossos gadgets no dia-a-dia, e se tudo o que você precisa são novas fotos pro seu perfil no Instagram, será suficiente 1 megapixel (é sério, não ache que estou brincando!). Se você vier a fotografar para outdoors ou para um projeto que precise de uma impressão grande, aí você precisará de todo o megapixel possível. Mas para um iniciante, não é um detalhe importante a considerar. 
Ah, e pra exemplificar: a foto acima tem apenas 664 KP, logo não tem nem 1 megapixel inteiro, e você está vendo muito bem!

Ah, a dica 4 eu até tentei! Mas acho que você devia tentar mais que eu!

4- Teste a câmera antes de comprar (até na loja!)

primeira câmera

Vá até a loja e teste a sua “primeira câmera” ideal! Veja como é a pegada, se ela pesa muito ou pouco, como é o menu… Depois da pesquisa on-line esse é um ponto crucial! Você pode também usar a de um amigo, caso algum tenha o modelo que você está pensando em comprar. Testar ela ao máximo antes de comprar vai te mostrar se ela é realmente o que você precisa. Eu testei pouco e fiz besteira, acontece.

E a última dica, bem, ela eu só cumpri recentemente. E ela é opcional, depende do seu uso e do equipamento que você vai comprar:

5- Também pense em investir em lentes para sua câmera.

primeira câmera
Eu sei, eu sei, pode ser que você não tenha essa necessidade. Mas, caso vá comprar uma DSLR, é sempre bom ver qual lente acompanha a câmera (normalmente é uma 18-55mm, mas existem outras combinações à venda). Caso vá importar para seu trabalho, a lente vai potencializar os seus resultados com a câmera. Mas, assim como a câmera, é bom estudar como a lente funciona e tudo o que você pode tirar dela. Isso apenas com a lente do kit! Com lentes adquiridas o cuidado é ainda maior. Elas tem um acabamento melhor, diferentes finalidades e podem fazer sua câmera ser várias em uma. Mas sua preocupação agora é a do kit mesmo. Quanto mais você entender da lente e da câmera, melhores seus resultados.

Espero que essas dicas te ajudem na hora de comprar sua primeira câmera, e ajudem não só na qualidade mas na economia também. Eu cometi um grande erro ao não seguir esses passos, que são simples e extremamente necessários ao comprar a primeira câmera. Tem alguma dica além dessas pra compartilhar? Manda nos comentários pra gente, ok?

*fotos do post meramente ilustrativas*

Fernanda Monteiro

Postado por Fernanda. Leva o design na mente, a fotografia na alma e a caligrafia no coração. Devora um livro na mesma velocidade que devoraria um pudim. Se preocupa com a moda e suas tendências, mas acima de tudo com o conforto que pode vir com elas. É uma amante inveterada de séries e música e uma visitante assídua de shows: o que aparecer ela topa!

28 comentários em “5 dicas necessárias ao comprar a primeira câmera!

  1. Ótimas dicas! Comprei uma cyber shot Bem simples pois não entendo nada de fotografia e ela serviu muito bem ao que me propus, mas mesmo na compra dela tive ajuda (pois o orçamento era muito baixo). Já sinto necessidade de uma câmera “mais profissional”, mas tô segurando enquanto dá, pois sinto que sem aulas eu posso ter um excelente equipamento, mas não conseguirei usufruir adequadamente.
    http://www.dicasdamag.com.br

  2. Quando pensamos em comprar uma câmera não olhamos pra alguns pontos, e infelizmente esses pontos são importantes. Você deu boas dicas pra quem pretende comprar uma câmera, não podemos sair e comprar qualquer câmera sem ter os devidos cuidados. Antes de comprar é sempre bom dá uma pesquisa na internet, post bastante importante, bjs.

  3. Eu sempre achei que os megapixels fossem a parte mais importante da câmera e o fator que deveria ser levado em conta em primeiro lugar na hora de comprar a primeira câmera, agora com seu post mega completo sei outros fatores que são até mais importantes, essa dica de não confiar em sites foi ótima.

  4. Por aqui a tarefa de escolher a máquina é do macho alpha da relação. Ele fez o curso de fotografia então meio que segura os meus impulsos de comprar.
    Se dependesse de mim cairia no mesmo erro que você.
    Suas dicas são muito boas.

    Beijinhos,
    Aline Magalhães
    Alineland

  5. Estou na minha segunda câmera DSLR e concordo com o que você disse. As pessoas não facilitam as informações e tudo fica parecendo maravilhoso. Tenho a Canon t5i + lente 18-55mm + lente 50mm. Foi a melhor compra que fiz no quesito fotografia. Mas pra decidir pesquisei muito. Uma ajuda é entrar em sites especializados em review de fotografia, na maioria gringos. Lá eles testam a câmera ao limite e analisam vários pontos legais. Beijinhos… Au Revoir!

  6. Amei as dicas, quando comprei a minha segui a maioria delas, para o que eu queria e podia pagar a minha caiu como uma luva, comprei uma canon mediana na própria loja da Canon mas pela internet, morri de medo kkk mas chegou perfeita e já tem 2 anos funcionando lindamente ^^ ótimo post. bjs

  7. Amei as dicas, sempre na hora de comprar uma câmera dá um medo pois são tantas as marcas e tantas modalidades que tu sempre fica na dúvida. Já ouvi pessoas falando mau e bem da mesma câmera aí o cérebro dá piti rsrs
    Valeu pelas dicas!
    Bjs (•‿•)

  8. Nossa meu sonho é ter uma camera, pra gravar vídeos
    e com essas dicas não tem como se enganar, quando for comprar um não sei quando vou me lembrar dessas dicas
    ameiii
    bjs

  9. Que dicas preciosas para a aquisição de câmeras! Muito importante colocar tudo em prática, pois os preços não são tão amigos e depois de comprar e se arrepender, o prejuízo é enorme! ótimo post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo