简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItalianoPortuguêsEspañol

Causas e tratamentos para Diastema

by

Você sabe o que é diastema?

Diastema

Diastema é uma lacuna ou espaço entre dois dentes. O termo é mais comumente aplicado a um espaço aberto entre os incisivos superiores (dentes frontais). Ela acontece quando há uma relação desigual entre o tamanho dos dentes e da maxila. Muitas espécies de mamíferos têm diastema como uma característica normal.

Existem alguns fatores para eles serem causados:

– Herança familiar;
– Freio labial baixo;
– Hábito de colocar a língua entre os dentes;
– Hábito de colocar objetos entre os dentes (caneta, lápis…);
– Acidentes e traumatismos;

Tratamentos

Cada pessoa passa por um processo de planejamento e estudo realizado pelo dentista para encontrar o melhor tratamento para o seu caso, especificamente. Questiona-se inicialmente o histórico odontológico do paciente, como por exemplo se faz as consultas preventivas com regularidade, e também o familiar (se há casos parecidos na família).

Quando há mais de um diastema na arcada dentária o ideal pode ser iniciar um tratamento ortodôntico que movimente esses dentes e os aproxime. Se a questão é meramente estética, a pessoa pode escolher em realizar o tratamento ou em manter, pois há quem ache charmoso e “na moda”. Lentes de contato também são uma opção no caso de um diastema.

Há casos que o hábito de colocar a língua entre os dentes é um pequeno problema na fala e em sua articulação, dessa forma um dentista consegue perceber e indicar um tratamento paralelo com fonoaudiólogo.

Para freio labial baixo existe um procedimento cirúrgico: frenectomia, que consiste num corte e reposicionamento do mesmo. O desdobramento dessa cirurgia vai depender da idade do paciente, quando criança, por exemplo, o espaço fecha por si só. Já em casos de adolescentes e adultos, para o espaço ser fechado há a necessidade de um aparelho ortodôntico ou o melhor tratamento indicado pelo seu dentista.

Mais pesquisados no Google

Quando o assunto é diastema, algumas buscas são bem frequentes no Google e a Dr.ª Roberta Sasahara, da Lira Odonto, comenta as mais procuradas.

Resina resolve o diastema?

Resina como opção de tratamento depende de alguns fatores como o tamanho do espaço e do dente. São realizados alguns exames para verificar se o dente não ficará largo, por exemplo. Além disso, pode não ser uma opção tão duradoura.

Há algum risco em manter o diastema?

Essa “moda” de deixar o espaço entre os incisivos superiores não faz mal algum, desde que antes, o paciente faça o exame clínico para constatar o motivo do diastema em questão.

Obs.: Roberta Sasahara, mestre em Prótese Dentária pela FOUSP, especialista em Prótese Dentária também pela FOUSP e atende na Lira Odonto, em São Paulo.

Sobre a Lira Odonto

Fundada em 2009, a Lira Odonto tem como objetivo propagar o cuidado máximo com a saúde bucal, promovendo sorrisos lindos e cheios de vida. Seu corpo clínico, com nada menos do que 26 profissionais especialistas, mestres, doutores e pós-doutores, permite que a integração entre bons hábitos, saúde e estética sejam convergidos em resultados que somente a odontologia integrada é capaz de alcançar.

Com duas unidades em locais estratégicos na cidade de São Paulo, uma no Alto de Pinheiros e outra na Bela Vista, a Lira Odonto conta com serviços de diagnóstico com radiografias digitais, estúdio fotográfico para o planejamento estético pelo sistema DSD (Dental Smile Design) e sistema de escâner odontológico para o desenvolvimento de projetos e a confecção digital de próteses pelo sistema CAD/CAM.

Lira Odonto – Bela Vista

Rua Dr. Fausto Ferraz, 87

Informações e contato: (11) 3373.4444 | atendimento@liraodonto.com.br

Atendimento: Segunda a quinta-feira das 7h às 20h

Sexta-feira das 7h às 19h

Sábado das 8h às 16h

Lira Odonto – Pinheiros

Av. São Gualter, 1008

Informações e contato: (11) 2574.0958 | atendimento@liraodonto.com.br

Atendimento: Segunda a sexta-feira das 7h às 20h

http://www.liraodonto.com.br/

http://www.facebook.com/liraodonto/

http://www.instagram.com/liraodonto/
Bom meus amores por hoje é só, espero que tenham gostado do assunto abordado hoje por aqui!
Há não esqueçam de me seguir nas redes sociais heim…
Facebook / >Instagram / >Twitter
Aproveite e assine a nossa Newsletter ali ao lado e receba os posts no seu email.
Beijos e até o próximo post!

6

Ainda não há comentários.

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.