简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItalianoPortuguêsEspañol

Ceia de Natal: Dicas de como organizar

by

Resolvi fazer essa matéria para quem deseja fazer uma ceia de Natal e não sabe quais são os pratos e bebidas podem ser colocados na mesa para que ela seja completa e perfeita. Embora na minha opinião não haja uma regra, afinal cada um deve colocar aquilo que quiser ou seu bolso permitir.

Depois de enfeitar a casa (tem algumas ideias AQUI) e dar aquele toque natalino ao seu lar, é chegada a hora de fazer as compras pra elaborar as receitas maravilhosas da sua ceia.

Para a entrada você pode espalhar frutas secas pela casa (castanhas,nozes, frutas cristalizadas, etc) para que os convidados se sirvam ao longo da noite até a ceia, calcule em média de 100 a 150 gramas por pessoa.
Ceia de Natal
Caso sirva canapés ou salgadinhos, o recomendado é calcular de quatro a seis unidades de cada variedade para cada um.
Ceia de Natal

Para as bebidas você provavelmente vai precisar de refrigerantes, água mineral, vinho, cidra ou Champanhe, se possível uma de boa qualidade.
Ceia de Natal

Se for possível, procure conhecer a preferência de cada convidado para definir quem consome bebidas alcoólicas. Como as bebidas, ao contrário da comida, não precisam ser consumidas imediatamente, é possível comprar a mais para não correr o risco da falta delas acabar com a festa.

Uma garrafa de espumante serve três pessoas, enquanto uma garrafa de vinho tinto atende cinco.
O consumo varia de acordo com a temperatura do dia. Como a previsão é de que seja uma noite quente, a preferência deve ser pelo espumante.

A cerveja também pode ser incluída no cardápio. Se houver outras opções na ceia, uma garrafa é indicada a cada duas pessoas. Se o whisky também estiver entre as opções, calcule uma garrafa para 15 pessoas. De refrigerante, um litro atende três pessoas.
O cálculo deve ser feito sobre todos os convidados adultos da festa, independentemente de quem toma o quê.

Você deve escolher o tipo de carne que vai fazer, as principais opções são: peru, chester, pernil ou/e bacalhau.
Ceia de Natal

Atenção: Geralmente uma pessoa come 200 gramas de carne durante a ceia. Como um peru congelado de 3 quilos pode acabar rendendo – depois de pronto e servido– apenas 60% do seu peso, ele atende, no máximo, a nove pessoas –considerando também que toda a carne será aproveitada.

Se os convidados ultrapassarem esse número, o ideal é oferecer um peru de 4,5 quilos e contar com uma segunda opção de carne à mesa, que pode ser um peixe, um pernil ou um tender.
O ideal é já ir cortada à mesa, em fatias pequenas, para evitar desperdício ou que se estrague a apresentação do prato. Lembrando que com duas carnes à mesa, a probabilidade é que se coma mais.

É importante destacar que mulheres comem, em geral, entre um terço e metade da quantidade de carne um homem. Por isso, se entre os convidados a maioria é masculina, reforce a quantidade.

Os acompanhamentos mais comuns são: empadão, fricassê, maionese, arroz de forno, farofa, salada Caesar, salpicão.
Ceia de Natal
A quantidade de cada acompanhamento varia de acordo com o número de opções à mesa. Em um jantar em que as carnes serão acompanhadas de arroz e farofa, um quilo de farofa pronta atende 15 pessoas e um quilo de arroz cozido serve aproximadamente 15 pessoas; se estiver incrementado com frutas secas ou for cremoso, serve dez.

Para sobremesa podem ser servidos: manjar branco, pudim de leite, rabanada de panetone ou a de pão mesmo, o famoso pavê ou pacomer… aff…, pudim de gelatina, uma torta trufada.
Ceia de Natal
Para facilitar o seu trabalho, é ideal deixar a mesa de sobremesa posta durante toda a festa. Evitando assim aquela correria para retirar a mesa da ceia, por que com certeza alguns vão ter que ficar esperando os outros terminarem para comer a sobremesa, o que não é muito agradável nessa ocasião.
Fazendo assim, você não complica e nem corre o risco de haver desorganização na sua ceia de natal.

Acho que com essas dicas dá para ter uma ideia de como organizar sua ceia de natal, me diz aí se facilitou?
Bom meus amores por hoje é só!
Há não esqueçam de me seguir nas redes sociais e de se inscrever no meu canal do You Tube, heim…
Facebook / >Instagram / >Twitter / Google+ / You Tube
Aproveite e assine a nossa Newsletter ali ao lado e receba os posts no seu email.
Beijos e até o próximo post!

16

Ainda não há comentários.

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.