App Blogueiras celular Dica Blog dicadesexta Dicas fotografia Instagram TAGS Uncategorized

Como usar hashtags no Instagram: um guia definitivo!

2 de junho de 2017

Se tem uma pergunta que vejo muito na internet, é a clássica “Como usar as hashtags no Instagram?” Existe um monte de informação cruzada na internet sobre como usar hashtags, quando usá-las e quantas usar. Se você conseguir filtrar coisas úteis de toda essa montanha de informações e usar as hashtags corretamente, você tem mais chances de conseguir mais curtidas, seguidores e muito mais interação e crescimento para seu perfil.

Vamos usar de exemplo uma das pessoas mais influentes na rede de fotos. Selena Gomez tem 121 milhões de seguidores em seu perfil. Pesquisando sobre como usar hashtags no Instagram nós fomos atrás de como as pessoas mais influentes as usam, e tivemos uma surpresa.

Ela raramente usa hashtags. Mas talvez ela devesse usar.

hashtags no Instagram

Quando comparamos os 100 últimos posts da cantora aqueles com hashtags receberam mais que o dobro de curtidas. (Nota mental: o impacto de hashtags em vídeos é impressionante).

E se até Selena se beneficia usando hashtags, você também precisa se aproveitar das palavrinhas mágicas! É ainda mais importante para nós, donos de humildes perfis normais, se contarmos que muitas vezes não temos pessoas procurando pela gente, não é?

  • Hashtags como ferramenta de busca

A primeira forma em que as hashtags nos causam impacto é quando dão às pessoas uma maneira de encontrar buscas relacionadas a um tema ou item. As hashtags no Instagram são hiperlinks clicáveis que nos levam a todas as outras postagens com essa mesma menção.

hashtags no Instagram

Um ponto importante é evitar o “sequestro” de uma hashtag (usar uma tag que não seja relacionada ao tema da foto). As pessoas estarão mais propensas a ficar frustradas pela busca não retornar algo relevante do que gostar de sua foto ou seguir sua conta. E as empresas precisam ser especialmente sensíveis sobre hashtags relacionadas a tragédias ou desastres naturais – elas podem estragar tudo.

hashtags no Instagram

Precisa de ajuda para descobrir quais pesquisas as pessoas estão fazendo? Quando você começa a digitar uma hashtag, você pode ver todas as pesquisas relacionadas que começam com esse termo e o número de postagens. Mais postagens significam mais pessoas procurando e usando essa hashtag, mas também mais competição pelo espaço (seu post se perde rapidamente nas mais usadas).

  • Quantidade de hashtags

Ao contrário do Twitter e seu limite de 140 caracteres (contando com as hashtags, infelizmente), o Instagram tem um limite altamente permissivo – até 2.200 caracteres nas legendas. Isso não significa que você possa encher tudo isso com hashtags. O limite é de até 30 hashtags por postagem. Aproveite esta liberdade para que mais pessoas possam encontrar suas postagens quando pesquisarem.

hashtags no Instagram

Isto é muito importante em nichos menores. É possível usar hashtags com médio e pequeno alcance e que tornam possível que sua foto se destaque, alcançando uma audiência maior.

  • Escrever as hashtags corretamente

É importante que você escreva suas hashtags corretamente para obter qualquer um desses benefícios. De acordo com o Instagram é ok usar números nas hashtags, mas os caracteres e espaços especiais não. Então, se você quiser usar uma hashtag para um negócio de frutas, por exemplo, você vai querer escrever #frutadoconde e não #fruta-do-conde ou #fruta do conde (aqui o “do conde” nem faz parte da hashtag).

  • Use hashtags divertidas e fáceis

#NinguémGostaDeLerHashtagsGigantesQueNãoAcabamNunca…

Você terá melhores resultados com suas hashtags se não forem apenas melhores para pesquisa, mas também amigáveis ​​para o leitor. Preste atenção em quão fácil (ou não) é lê-las de relance e lembre-se de que as pessoas estão lendo isso em telefones celulares. Leia também as suas postagens para ver se as palavras foram separadas em lugares diferentes do que pretendia. Vai que a frase tinha um significado completamente diferente? Por exemplo #hatebook pode ser lido como “hat ebook” ou “hate book”, dependendo de como você a lê.

Hashtags podem ser uma ótima maneira de adicionar diversão às suas postagens – contanto que você pense em seu público assim como na facilidade na pesquisa…

Outra dica: quanto mais fácil e mais fácil for a sua hashtag, é mais provável que outros usuários a utilizem.

  • Hashtags no modo História

O modo História do Instagram também recebeu uma versão de hashtags. Quando você pesquisa uma tag, ela exibe um ícone do história, com diversas postagens que receberam a tag. Para usá-lo, basta aplicar a hashtag desejada à sua foto antes de colocar a história no ar. Todo mundo que passar pela hashtag e olhar as histórias verão seu post também. O limite de tags em uma foto no modo História é de 9 tags. Menos que uma foto normal, mas mais que o suficiente para uma foto que some em 24h.

hashtags no Instagram

E por fim: Como você usa hashtags no Instagram?

Quais são suas hashtags favoritas? Você já viu uma hashtag usada da forma errada? Ou talvez uma que fosse realmente inteligente? Qual foi a última hashtag que você pesquisou? Compartilhe nos comentários!

Baseado nesse post do AgoraPulse, porém contendo mais informações que não existiam à época.

Autora

Poderá gostar também...

1 Comentário

'
  1. responda Camilla 25 de junho de 2017 at 06:25

    Notei que #s muito gigantes, daquelas com milhões de posts, não dão retorno. Tenho preferido usar outras menores (ou às vezes ambas) como forma de alavancar. Mas tá difícil demais esse Instagram!
    http://www.dicasdamag.com.br

deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top