简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItalianoPortuguêsEspañol

#dicadesexta – Como escrever melhor

by

Olá, aprendizes! Sei que tem alguns dias que não apareço pra falar nada, então nessa sexta resolvi trazer um assunto muito importante: Como escrever melhor. Sei que não é fácil para nós (que não temos um professor de redação bom o suficiente pra nos fazer tirar 1000 na redação do Enem) criar artigos para um blog com bastante frequência assim como fazemos. Nesse post quero passar pra vocês minha própria rotina de escrita, e espero que possa ajudar vocês a ampliar sua capacidade de escrita também.

Como escrever melhor

Dica 1: Leia bastante

Essa é a parte mais óbvia, por que a gente sempre ouvia isso na aula de português ou redação. Quanto mais você lê, mais aprende a detectar formas e padrões de escrita, assim como uma gramática e ortografia corretas. Não vou te pedir pra ler todos os livros de Game Of Thrones em uma semana, mas seria interessante que nem que de vez em quando, você lesse trechos de livros, ou jornais e revistas da sua área de interesse.

Como escrever melhor

Dica 2: Escreva o que você estiver afim

Você precisa estar sintonizado com a escrita, então, por esporte, escreva sobre coisas que estejam na sua cabeça no momento: Sobre um passeio feliz, uma briga que viu na rua, sobre algum problema que lhe aconteceu. Você não precisa dividir tais textos com ninguém – na verdade sequer precisa salvá-los – e pode até apagar tudo na mesma hora. O que importa aqui é seu gatilho para a escrita, o seu interesse em transformar sua visão e seus sentimentos em um texto coerente.

Como escrever melhor

Dica 3: Se imponha um limite de palavras

Quando for escrever um artigo, coloque um limite mínimo no texto que vai escrever. Por exemplo, que todo artigo tenha no mínimo 500 palavras. Respeite as regras de redação se assim lhe interessar, mas nem todo artigo precisa ser de tal forma. O que importa é que no começo vai ser um grande desafio “cobrir” todas as palavras, porém com o tempo vai se tornando mais e mais fácil cumprir esse limite. Ah, e se você nunca reparou, o Word conta quantas palavras digitadas, lá no rodapé.

Como escrever melhor

Espero que essas dicas sobre como escrever melhor ajudem vocês a se inspirar e que torne sua escrita mais fácil e prática, o que com certeza facilita a escrever um super post quando falta tempo, o que é comum para muitos de nós, não é mesmo? Essa foi a forma que eu desenvolvi para aprimorar a minha escrita, e minhas agendas hoje em da são cheias de textos sobre situações e tarefas. Me contem nos comentários se vocês tem algum hábito de leitura e/ou escrita para aprimorar suas habilidades. Um beijo e até semana que vem!

0

Ainda não há comentários.

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *