Blog sobre beleza, comportamento e estilo de vida!

É possível recuperar um cabelo elástico?

Olá pessoas lindas!!
O assunto de hoje é bem sério: Cabelos elásticos!
No mundo em que vivemos, onde a estética é muito valorizada, ter um cabelo bonito e saudável tem grande importância, pois além de compor a moldura do rosto, o cabelo ainda assina diferenças em nossa personalidade, contribuindo na formação da nossa imagem.

Sempre que queremos dar uma valorizada no visual é no cabelo que mexemos e com tantas novidades no mercado fica difícil não alisar ou tingir as madeixas. Porém o excesso de química pode causar um efeito danoso e comprometer a saúde dos fios, tornando o cabelo elástico e quebradiço.
Quais as causas que levam os cabelos à esse caos e quais as suas caracteristicas?
O cabelo não suporta química em cima de química, por isso o excesso de química e o uso de chapinha e secador diariamente estão entre as principais causas para o cabelo elástico e quebradiço, pois alisamentos com intervalos muito reduzidos, coloração semanal e o mais agravante de todos, a descoloração, destroem as microfibras do fio, tornando-o elástico e quebradiço como na imagem abaixo.
O cabelo elástico se assemelha a um chiclete, o fio fica molinho e ao puxá-lo ele estica e arrebenta com grande facilidade principalmente quando molhado, aí seu estado é lastimável.
Segundo os especialistas, o que torna elástico o cabelo é o excesso de química, pois as fibras do cabelo perdem a elasticidade e a umidade natural, adquirindo um aspecto emborrachado, quando seco o fio se torna tão fino que próximo ao couro cabeludo pode esfarelar, por isso ao menor toque ele se torna quebradiço.
Mas como recuperar?  É  possível?
Quando você perceber essa condição dos fios, a primeira providência é parar com o uso de secador e chapinha, “Tá!! Eu sei que essa parte é quase que impossível!” Assim como suspender tinturas e alisamentos, pois é preciso recuperar os fios, caso contrário ele irá quebrar até a raiz.
Alguns produtos como o óleo de argan, Absolut Repair da L’oreal e uréia ajudam na retenção de água nos fios, já o óleo de queratina e o silicone deixam os fios mais grossos e protegem de novas agressões eliminando o aspecto emborrachado do cabelo elástico e quebradiço, porém é um processo gradual que pode levar meses para a recuperação total dos fios, portanto é preciso muiiiita paciência.
Infelizmente não é possível encontrar todos esses componentes em um único produto, por isso a dica é misturar gotas de leite integral ou óleos vegetais ( como o azeite puro de oliva com acidez de no máximo 2%) nunca os minerais pois são a base de petrolato, componente que simplesmente não ajuda em nada diga –se de passagem, apenas mascaram o real estado dos fios, falarei sobre em detalhes em um outro post, em máscaras de tratamento.
É importante nunca usar xampu anti resíduo em cabelo elástico e quebradiço, deixar o cabelo secar naturalmente e tomar muito cuidado ao penteá-lo, usando de preferência um pente de madeira e de dentes bem largos. Depois que o cabelo estiver mais resistente é possível fazer uma cauterização.
Você pode também segui o cronograma capilar, mais detalhes no grupo Cronograma Capilar no Facebook,
lá tem várias dicas e meninas que conseguiram recuperar seus cabelinhos deste desastre.
Bom espero ter ajudado que estava em dúvida de como resolver esse problemão!
Beijos!


Jaqueline Fernandes

Carioca, formada em enfermagem por vocação e blogueira por paixão! Como uma boa aquariana sou completamente racional, extremamente crítica e detesto a idéia de ter que me submeter a regras e padrões.

21 thoughts on “É possível recuperar um cabelo elástico?

  1. Olá, acabo de visitar seu blog e segui-lo. Lhe desejo foco, sucesso e força. Que conquiste muitas realizações através do mesmo. E também convido você e seus/suas leitores/leitoras a conhecer o meu blog: toobege.blogspot.com.br . Beijinhos e espero você lá também *0*

  2. Eu já tive o cabelo assim uma vez, super triste, foi quando fiz progressiva e na mesma semana pintei meu cabelo, aff! Nunca me esqueço, tive que cortar muito o cabelo e hidratar bastante.

    1. Nem fala, também fiz essas loucuras.
      Não sei se você se lembra até o começo do ano meu cabelo era na cintura, mas pintado de preto, e a loka aqui decidiu ficar loira, imagina a porcaria que fiz, resultado, cortei haha, nunca mais.
      Obrigada por comentar.
      Bjks

  3. Graças a deus eu nunca tive problemas com meu cabelo e olha que já fui loira e não tenho a menor paciência de ficar cuidando dele rs.
    XoXo
    Mah
    mah-in-wonderland.blogspot.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo