简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItalianoPortuguêsEspañol

Editando fotos – #dicadesexta

by

Bem, tem sempre aquela foto que a gente olha, olha e pensa “tá quase perfeita, falta alguma coisa” e esta pode ser a mais pura verdade. Por mais expert que um fotógrafo seja, os ajustes em uma foto são quase sempre necessários. Editando fotos nós podemos realçar detalhes, ajustar um ângulo ruim, criar manipulações de imagem fantásticas. Hoje vou tentar passar pequenos ajustes que são rápidos de fazer e bem fáceis de botar em prática. Vou explicar usando o Photoshop como modelo, mas as ferramentas que esto demonstrando podem ser usadas na maioria dos programas e aplicativos.

Dica 1 – Brilho, contraste e vibratilidade são seus melhores amigos

editando fotos

Esses são os ajustes mais básicos e úteis pra um momento de desespero. Todos são bem simples e o único que eu creio que você não conheça é a vribatilidade. Os três são ajustes indicados para melhorar a luz e intensidade das luzes e cores nas fotos, então use com cautela. No photoshop a melhor forma de usá-los é aplicando camadas de máscaras, como na foto abaixo. A vibratilidade traz mais niitidez e saturação à imagem, sem forçar muito as cores. Também pode ser chamada de vibração dependendo do programa/app.

editando fotos

Veja na imagem abaixo exemplos dos três ajustes sendo utilizados individualmente em uma foto própria, combinados para tirar o melhor resultado da imagem.

editando fotos

Dica 2: Aquela espinha não devia estar ali… vamos tirar?

Então, essa é bem fácil também. Existe quase uma regra implícita na finalização de fotografias de retrato: se é permanente deixe, mas se é provisório é melhor tirar. Digo isso porquê espinhas e pequenas cicatrizes não são marcas permanentes na nossa pele, então não tem problema tirar elas na pós-produção. Existem algumas coisinhas bobas que também podem ser arranjadas com as mesmas ferramentas: um amassado na roupa, uma manchinha em uma parede… E para corrigir tais coisas você pode usar as ferramentas de correção do photoshop, mostradas na foto abaixo.

editando fotos
É só aliar elas à sua criatividade e você consegue corrigir tudo com naturalidade. Em grande parte delas é só clicar em cima do que você quer apagar e o próprio programa se encarrega de achar a correção. Em outros você precisa buscar uma outra parte da foto que você queira “copiar” para cima da marca a ser apagada, para manter a naturalidade. Veja nesse gif que fiz com uma foto (fonte: google) a reparação das espinhas.

editando fotos

Bem, essas dicas são o suficiente pra você tornar suas fotos já boas em imagens perfeitas. Claro que diversos programas além do photoshop são bons editando fotos, e todos eles têm esses controles que mesmo simples podem transformar uma imagem pra melhor. Caso tenha algum problema para achar os ajustes, uma pequena busca no google ou na própria ajuda do programa pode te mostrar onde fica. Mas lembre-se: use tudo com sabedoria, pois sua obra de arte pode virar um problemão se você perder o controle dos ajustes. Nos encontramos sexta que vem!

0
No tags 0 Comentários 0

Ainda não há comentários.

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.