简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItalianoPortuguêsEspañol

Escondidinho de Carne Seca com aipim

by

Existem receitas que são tradicionais e inesquecivelmente deliciosas, não é mesmo? E a de escondidinho de carne seca é sem dúvida nenhuma uma delas.

A receita de escondidinho de carne seca com aipim não requer muitas habilidades na cozinha. Talvez a parte mais complicada seja descascar o aipim, mas isso pode ser resolvido comprando ele na feira já descascado.

Vamos a receita desse delicioso Escondidinho de Carne Seca com aipim!

Ingredientes
500 g de aipim cozido
1/4 xícara de leite desnatado
2 colheres de sopa de manteiga (usei manteiga de garrafa)
300 g de carne seca desfiada
Cebola e alho para o refogado
1/2 pote de requeijão cremoso
Catupiry à gosto (opcional)
Sal a gosto

Escondidinho de Carne Seca

Modo de Preparo
1- O primeiro passo aqui é fazer um purê de aipim. Pra isso, cozinhe o seu aipim. Quando estiver macio, vamos amassá-lo. Tire aqueles fiapos que ficam no tubérculo, parece um barbante, sabe? Bem “limpinho”, amasse na mão, no processador, no amassador de batatas, o que você achar melhor.

2- Leve o aipim amassadinho para uma panela, sem a água. Vamos acrescentar o leite aos poucos, até obtermos um purê lisinho. A manteiga vai ajudar nessa parte também, além do requeijão. Tempere com sal à gosto. Reserve quando estiver pronto.

3- Vamos ao recheio? Após cozinhar a carne seca na pressão (já dessalgada), é só desfiar. Limpe a gordurinha e deixe somente a carne. Pode desfiar com garfo ou no processador. Nessa receita, acabei usando a carne que já vem pronta pra uso. Mesmo assim, eu dou uma turbinada nela, como veremos a seguir.

4- Refogue a carne seca com seus temperos de preferência. Eu geralmente uso cebola ralada e alho picadinho, em 1 fio de óleo. Quando ela começar a ficar mais coradinha, está pronta!

5- Vamos à montagem do escondidinho. Unte um refratário com manteiga e espalhe o purê de aipim sobre ele. Não deixe as “paredes” do purê tão grossas ou você vai ter um escondidinho massudo. Coloque sobre o purê uma camada bem generosa de carne seca. Se quiser, pode colocar um pouco de catupiry sobre a carne, pra deixar ainda mais cremoso.

6- Cubra a carne seca com mais uma camada de purê. Use uma colher pra espalhá-lo sobre o recheio, com cuidado pra não misturar as camadas.
7- Polvilhe queijo parmesão ralado por cima e leve ao forno por 20 minutos. Depois, gratine por mais 10 minutos – se o seu forno tiver essa opção.

Então gostaram da receita?

Bom meus amores por hoje é só!
Há não esqueçam de me seguir nas redes sociais e de se inscrever no meu canal do You Tube, heim…
Facebook / >Instagram / >Twitter / Google+ / You Tube
Aproveite e assine a nossa Newsletter ali ao lado e receba os posts no seu email.
Beijos e até o próximo post!

3
5 Responses
  • Thayama
    julho 4, 2017

    Hmmmm
    AMO escondidinho! Pra um almoço de domingo em família….Nossa, deu até água na boca! ♥

  • Andressa Santiago
    julho 4, 2017

    Escondidinho é realmente uma delícia, fiquei até com vontade depois desse post. Vou salvar essa receitinha maravilhosa! Bjoos

    andressabsantiago.blogspot.com.br

  • Tati Aponte
    julho 4, 2017

    Gente, eu simplesmenteMORRO de paixão por escondidinho de carne…sério, é maravilhoso! Aqui em SP tem um restaurante maravilhoso mineiro que tem um escondidinho que, afff…me dá até agua na boca. Sou péssima para cozinhar qualquer coisa, mas este escondidinho eu até guardei a receita! beijão!

  • Juliana
    julho 4, 2017

    Humm que delícia. Já fiz escondidinho uma vez e adoro essa receita. É prática e deliciosa! Beijoos

  • Marlene De Paula
    julho 12, 2017

    Eu já fiz escondidinho de batata com filé mignon ficou muito bom.

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *