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Fotografia de produto – #dicadesexta

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                Olá, aprendizes! Vim aqui falar de fotografia de produto. Essa nova seção é pra compartilhar dicas, tutoriais e indicações que contribuem no nosso dia-a-dia de blogar. Tem coisinhas tão simples que nós não sabemos fazer, ou não encontramos um método em que possamos entender de forma fácil. Então resolvi juntar algumas coisas bobas que eu aprendi nos últimos anos e compartilhar aqui. Começamos hoje com dicas de como fotografar objetos/produtos.

                Primeiramente, quero reafirmar aquela máxima: “quem faz a foto é o fotógrafo, não a máquina”. Você pode tirar uma foto boa de um produto tanto com seu celular quanto com uma supercâmera. Tanto que hoje em dia existem propagandas de empresas grandes feitas com celulares, com a chamada “mobgrafia”, fotografia mobile. Então pense que você pode fazer suas fotos com o celular, com uma câmera compacta ou com uma profissional top de linha que o seu cuidado com a foto é o que vai contar. Uma boa composição é o que conta para uma fotografia de produto interessante.

                “Mas Nanie, o que é composição?” Composição é a forma em que você apresenta o produto: o cenário, as cores, o fundo, como o objeto fica em destaque… E é bem fácil de se criar esse ambiente.

Dica 1: Fotografando em fundo branco:

Fotografia de produto

                De todas essa é forma mais fácil de fotografar um produto. Não importa que equipamento você use, uma foto num fundo branco SEMPRE fica boa. Só que como você pode criar esse fundo? Eu lhe indico papel  40 quilos ou cartolina. É só posicionar o papel como na foto, prendendo ele a um fundo (pode ser uma parede ou um apoio mais alto que o objeto) e na base da mesa que está usando. Depois disso, você precisa iluminar seu cenário. Para isso você pode usar qualquer luz forte, como lâmpadas de abajur ou luminárias eletrônicas, e criar suavidade na luz cobrindo com um papel claro, como papel vegetal ou algum branco bem fininho. Depois é só tirar a foto. Como você pode ver nas fotos, com celular o resultado também é incrível.

Fotografia de produto
Fotografia de produto

 

Dica 2: Criando um fundo diferente

Fotografia de produto

                Sabe a história da composição? Então, aqui que ela entra. Mesmo que você use um fundo liso, tem que favorecer o seu objeto de interesse. Você pode colocar um fundo liso que ocupe todo o fundo visível na foto, ou colocar objetos que interajam com o produto que você estava apresentando. Usar uma iluminação forte também ajuda nesses momentos, mantendo o ambiente bem iluminado você mantém o foco no produto.

                Uma dica dentro da dica: Caso você use celular ou câmera sem zoom, afaste bem o seu objeto do fundo e deixe o celular ou câmera o mais próxima possível, pois isso vai ajudar a “desfocar” o fundo mais um pouquinho, e eu sei que fundo desfocado é um amor. Mas o fundo desfocado NÃO é o mais importante, veja nas imagens abaixo: A primeira com uma composição legal e uma iluminação forte, mesmo sem o fundo desfocado tornou o produto atraente. Já a segunda tem o fundo desfocado e até está “direitinha”, mas o fundo cheio de cadernos e cabos e a pouca iluminação, deixou a cena poluída e nada atraente.

Fotografia de produto

 

Dica 3: Tirando a foto de cima

Fotografia de produto

                Essa é a última moda das redes sociais: Se você fica rodando pelo Instagram, Tumblr, We Heart It e outros, tem visto que existem fotos lindas tiradas do topo da cena. São fotos bem fáceis de capturar também, mas não se esqueça de contar com a composição. Podem ser simétricas, assimétricas, perfeitamente de cima ou um pouquinho da diagonal… Também podem ser com itens de cores próximas, como os vários tons de rosa da foto abaixo, ou completamente coloridas… mas a composição tem que ser atraente. E essa forma de fotografar é muito útil também para fotografar vários produtos.

                A verdade é que é muito difícil errar nesse tipo de fotografia. Mas é imprescindível que você mantenha sua atenção na iluminação. Uma luz suave é importantíssima, de preferência vindo de alguns dos lados da composição (lembre-se que você está olhando por cima) e que não projete sombras fortes no produto.

Fotografia de produto

Fotografia de produto

                Bem, espero que essas dicas ajudem você que tem dúvidas sobre como chegar naquela fotografia de produto legal. É fácil, e se der errado na primeira tentativa, tente de novo, ninguém acerta de primeira. Nem eu acertei de primeira, me estapeei muito até pegar o jeito

                Se você tem alguma dúvida que possa resultar em tema num dos próximos posts, mande nos comentários e a gente acrescenta na lista. Na semana que vem: ajustes fáceis em apps e programas para melhorar a cor e a nitidez das imagens. Beijinhos!

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