简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItalianoPortuguêsEspañol

Ghee manteiga clarificada – Receita fácil

by

Parece manteiga, é feito com manteiga, meio que cheira a manteiga, mas será que a Ghee é saudável mesmo?

Olá meus amores!

Você já ouviu falar da manteiga Ghee?
Ela é um alimento fundamental na mesa das famílias indianas e nos cardápios da alimentação Ayurveda.
Trata-se da manteiga clarificada, sem a lactose e as toxinas da manteiga tradicional. Por isso ela é considerada mais pura e benéfica do que a manteiga normal. Ela é famosa não apenas pelos benefícios nutricionais, mas também pelas suas propriedades terapêuticas.

ghee manteiga clarificada

A Ghee contém vitaminas A, D, E e K além de ser rica em ômega 3 e 9, o que a torna um excelente antioxidante, prevenido o envelhecimento precoce e protegendo as células dos radicais livres. Além disso, ela tem poder anti-inflamatório.

Por não conter sal nem toxinas, ela não aumenta a retenção de líquido.
Alguns estudos apontam que esse alimento ajuda na prevenção do câncer de mama, nos problemas gastrintestinais, melhora significativamente a saúde dos pulmões, ajuda na capacidade de melhorar a memória, sem falar que a manteiga clarificada deixa as articulações mais elásticas e diminui o risco de hipertensão e doenças cardiovasculares;
Outros benefícios da manteiga Ghee é que se trata de um alimento de fácil digestão que estimula a produção de sucos gástricos.
Como já foi dito acima por não conter lactose a manteiga clarificada é uma excelente opção para pessoas alérgicas à lactose . ( converse com o seu médico)

Mas nada de consumi-la exageradamente; apesar dos benefícios nutricionais, ela continua sendo um tipo de gordura e tem cerca de 110 calorias por colher de sopa.
O sabor da manteiga Ghee é mais acentuado do que a manteiga tradicional, por isso ela pode ser usada em menos quantidade.
Na culinária, ela pode ser utilizada na mistura e cozimento dos alimentos, ou até mesmo passada no pão, como a manteiga tradicional.

ghee manteiga clarificada

Como fazer a manteiga clarificada em casa – Receita caseira da Ghee

Ingredientes

500 gramas de manteiga sem sal
1 panela alta
1 tecido de algodão

Modo de fazer

Para fazer a manteiga Ghee pegue a panela, coloque toda a manteiga sem sal e leve ao fogo baixo para que ela derreta por completo de maneira lentamente. Não deixe a manteiga queimar.
Cozinhe até formar um espuma branca na superfície (essa espuma branca nada mais é do que lactose).
Retire a espuma lentamente com uma escumadeira.
Repita o processo até que a espuma pare de se formar.

Após remover toda a espuma branca, deixe a manteiga descansar por uns 30 minutos para que o restante dos sólidos desça para o fundo da panela. Coe o líquido.

Nessa etapa você deve usar um pano de algodão limpo para auxiliar.
Coloque em um pote de vidro com tampa e armazene na geladeira (para durar mais).
A receita caseira rende 400 gramas de manteiga clarificada.Não é necessário guardar na geladeira, mas quem deseja aumentar a sua durabilidade é melhor que seja guardada na geladeira. Importante lembrar que a manteiga não vai ficar rançosa e conta com a validade de 3 meses.

Alguém aí já usou essa manteiga? Oque achou? Conta aí!
Não esqueçam de me seguir nas redes sociais
>Facebook / >Instagram / >Twitter / Google+
Beijos

0
6 Responses
  • Pati Quental
    março 25, 2016

    Eu já tinha ouvido falar mas não sabia que era tão simples obter a manteiga clarificada em casa. Os beneficios são gigantes hein?
    Fiquei bem curiosa mas aqui em casa não temos consumido nada com caseína.
    Beijos

  • Baú das Resenhas
    março 25, 2016

    Já ouvi falar, mas sempre brevemente. Achei super interessante e acredito que vale a pena consumir, afinal traz muito mais benefícios que a manteiga tradicional. Adorei a resenha.
    Beijos

    Luciana
    http://www.baudasresenhas.com.br

  • Nique
    março 25, 2016

    Será q consigo fazer? Adorei saber sobre essa manteiga. É saudável tô dentro rsrs

  • QuadroFeminino
    março 26, 2016

    Eu nunca usei, mas ia comprar, agora com a receita, tudo ficou mais fácil. Agora me espantei com as calorias, bastante mesmo.

  • Luciane Santos
    março 26, 2016

    oi
    eu nunca tinha ouvido falar nesse tipo de manteiga, e apesar de não a consumir achei o produto muito interessante, por poder comprar uma manteiga tradicional e poder transformá-la em outro produto mais rico.

  • Adriana Rosas Moura
    março 28, 2016

    Já tinha visto num instagram de uma nutricionista porém nunca fiz e nem provei.Bom saber que deu certo vou testar também.

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *