Blog sobre beleza, comportamento e estilo de vida!

Ghee manteiga clarificada – Receita fácil

Parece manteiga, é feito com manteiga, meio que cheira a manteiga, mas será que a Ghee é saudável mesmo?

Olá meus amores!

Você já ouviu falar da manteiga Ghee?
Ela é um alimento fundamental na mesa das famílias indianas e nos cardápios da alimentação Ayurveda.
Trata-se da manteiga clarificada, sem a lactose e as toxinas da manteiga tradicional. Por isso ela é considerada mais pura e benéfica do que a manteiga normal. Ela é famosa não apenas pelos benefícios nutricionais, mas também pelas suas propriedades terapêuticas.

ghee manteiga clarificada

A Ghee contém vitaminas A, D, E e K além de ser rica em ômega 3 e 9, o que a torna um excelente antioxidante, prevenido o envelhecimento precoce e protegendo as células dos radicais livres. Além disso, ela tem poder anti-inflamatório.

Por não conter sal nem toxinas, ela não aumenta a retenção de líquido.
Alguns estudos apontam que esse alimento ajuda na prevenção do câncer de mama, nos problemas gastrintestinais, melhora significativamente a saúde dos pulmões, ajuda na capacidade de melhorar a memória, sem falar que a manteiga clarificada deixa as articulações mais elásticas e diminui o risco de hipertensão e doenças cardiovasculares;
Outros benefícios da manteiga Ghee é que se trata de um alimento de fácil digestão que estimula a produção de sucos gástricos.
Como já foi dito acima por não conter lactose a manteiga clarificada é uma excelente opção para pessoas alérgicas à lactose . ( converse com o seu médico)

Mas nada de consumi-la exageradamente; apesar dos benefícios nutricionais, ela continua sendo um tipo de gordura e tem cerca de 110 calorias por colher de sopa.
O sabor da manteiga Ghee é mais acentuado do que a manteiga tradicional, por isso ela pode ser usada em menos quantidade.
Na culinária, ela pode ser utilizada na mistura e cozimento dos alimentos, ou até mesmo passada no pão, como a manteiga tradicional.

ghee manteiga clarificada

Como fazer a manteiga clarificada em casa – Receita caseira da Ghee

Ingredientes

500 gramas de manteiga sem sal
1 panela alta
1 tecido de algodão

Modo de fazer

Para fazer a manteiga Ghee pegue a panela, coloque toda a manteiga sem sal e leve ao fogo baixo para que ela derreta por completo de maneira lentamente. Não deixe a manteiga queimar.
Cozinhe até formar um espuma branca na superfície (essa espuma branca nada mais é do que lactose).
Retire a espuma lentamente com uma escumadeira.
Repita o processo até que a espuma pare de se formar.

Após remover toda a espuma branca, deixe a manteiga descansar por uns 30 minutos para que o restante dos sólidos desça para o fundo da panela. Coe o líquido.

Nessa etapa você deve usar um pano de algodão limpo para auxiliar.
Coloque em um pote de vidro com tampa e armazene na geladeira (para durar mais).
A receita caseira rende 400 gramas de manteiga clarificada.Não é necessário guardar na geladeira, mas quem deseja aumentar a sua durabilidade é melhor que seja guardada na geladeira. Importante lembrar que a manteiga não vai ficar rançosa e conta com a validade de 3 meses.

Alguém aí já usou essa manteiga? Oque achou? Conta aí!
Não esqueçam de me seguir nas redes sociais
>Facebook / >Instagram / >Twitter / Google+
Beijos

Jaqueline Fernandes

Carioca, formada em enfermagem por vocação e blogueira por paixão! Como uma boa aquariana sou completamente racional, extremamente crítica e detesto a idéia de ter que me submeter a regras e padrões.

6 comentários em “Ghee manteiga clarificada – Receita fácil

  1. Eu já tinha ouvido falar mas não sabia que era tão simples obter a manteiga clarificada em casa. Os beneficios são gigantes hein?
    Fiquei bem curiosa mas aqui em casa não temos consumido nada com caseína.
    Beijos

  2. oi
    eu nunca tinha ouvido falar nesse tipo de manteiga, e apesar de não a consumir achei o produto muito interessante, por poder comprar uma manteiga tradicional e poder transformá-la em outro produto mais rico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo