Blog sobre beleza, comportamento e estilo de vida!

Indicação – Cinco livros que você precisa ler

livros

Livros… Essa coisa maravilhosa que temos pra nos transportar de um mundo para outro completamente avesso à nossa realidade. E tem tantos mundos perfeitos espalhados por aí só à nossa espera pra invadi-los, que eu me senti na obrigação de trazer pra vocês cinco deles que depois que eu li nunca mais saíram da minha cabeça.

1- Fortaleza digital – Dan Brown
livros
Sinopse do Skoob: “Em Fortaleza Digital, Brown mergulha no intrigante universo dos serviços de informação e ambienta sua história na ultra-secreta e multibilionária NSA, a Agência de Segurança Nacional americana, mais poderosa do que a CIA ou qualquer outra organização de inteligência do mundo.
Quando o supercomputador da NSA, até então considerado uma arma invencível para decodificar mensagens terroristas transmitidas pela Internet, se depara com um novo código que não pode ser quebrado, a agência recorre à sua mais brilhante criptógrafa, a bela matemática Susan Fletcher.
Presa numa teia de segredos e mentiras, sem saber em quem confiar, Susan precisa encontrar a chave do engenhoso código para evitar o maior desastre da história da inteligência americana e para salvar a sua vida e a do homem que ama.
Uma corrida desesperada se desenrola paralelamente nos corredores do submundo do poder, nos arranha-céus de Tóquio e nas ruas de Sevilha. É uma batalha de vida ou morte que pode mudar para sempre o equilíbrio de forças no mundo.”

Sério, é um livro que te deixa sem palavras a todo momento, E me impressiono pelo fato de que pouca gente o conhece e também por ele não ter feito sucesso ao longo do tempo, como os irmãos da saga de Robert Langdon “O Código Da Vinci” e “Anjos e Demônios”. A história é impressionante e muito real, e te deixa preso querendo terminar o livro o quanto antes.

2- A Batalha do Apocalipse – Eduardo Spohr
livros
Sinopse do Skoob: “Há muitos e muitos anos, há tantos anos quanto o número de estrelas no céu, o Paraíso Celeste foi palco de um terrível levante. Um grupo de anjos guerreiros, amantes da justiça e da liberdade, desafiou a tirania dos poderosos arcanjos, levantando armas contra seus opressores. Expulsos, os renegados foram forçados ao exílio, e condenados a vagar pelo mundo dos homens até o dia do Juízo Final.
Mas eis que chega o momento do Apocalipse, o tempo do ajuste de contas, o dia do despertar do Altíssimo. Único sobrevivente do expurgo, o líder dos renegados é convidado por Lúcifer, o Arcanjo Negro, a se juntar às suas legiões na batalha do Armagedon, o embate final entre o Céu e o Inferno, a guerra que decidirá não só o destino do mundo, mas o futuro do universo.
Das ruínas da Babilônia ao esplendor do Império Romano; das vastas planícies da China aos gelados castelos da Inglaterra medieval. A Batalha do Apocalipse não é apenas uma viagem pela história humana, mas é também uma jornada de conhecimento, um épico empolgante, cheio de lutas heróicas, magia, romance e suspense.”

É BR gente, quer coisa melhor? Nesse livro você conhece a história de Ablon, o anjo renegado que liderou um Levante contra o Arcanjo Miguel, anos atrás, e foi sentenciado a viver na terra. Lúcifer tenta leva-lo para o seu lado na batalha contra os anjos que ainda vivem nos céus, e a partir daí que o coração da gente fica apreensivo com o desenrolar da história que viaja do tempo atual para pontos no passado para nos explicar todos os temas que permeiam essa história. Livro muito envolvente, que impressiona a gente. Palmas para a literatura brasileira, que ainda produz livros magníficos.

3- A Menina Que Roubava Livros – Marcus Suzak
livros
Sinopse do Skoob: “Ao perceber que a pequena Liesel Meminger, uma ladra de livros, lhe escapa, a Morte afeiçoa-se à menina e rastreia suas pegadas de 1939 a 1943. A mãe comunista, perseguida pelo nazismo, envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los por dinheiro. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina vai surrupiar ao longo dos anos. O único vínculo com a família é esta obra, que ela ainda não sabe ler. Assombrada por pesadelos, ela compensa o medo e a solidão das noites com a conivência do pai adotivo, um pintor de parede bonachão que lhe dá lições de leitura. Alfabetizada sob vistas grossas da madrasta, Liesel canaliza urgências para a literatura. Em tempos de livros incendiados, ela os furta, ou os lê na biblioteca do prefeito da cidade. A vida ao redor é a pseudo-realidade criada em torno do culto a Hitler na Segunda Guerra. Ela assiste à eufórica celebração do aniversário do Führer pela vizinhança. Teme a dona da loja da esquina, colaboradora do Terceiro Reich. Faz amizade com um garoto obrigado a integrar a Juventude Hitlerista. E ajuda o pai a esconder no porão um judeu que escreve livros artesanais para contar a sua parte naquela História.”

Ainda me lembro que este foi um dos primeiros livros a realmente me tocar nessa vida. O li há muitos anos, mas parece que foi ontem, dado à mensagem que ele nos passa. No começo, nós pensamos que esse ponto de vista – o da morte – será muito pesado e temos receio de ler, porém aos poucos percebemos que não é assim. Essa história vale a pena ser lida e sentida a cada pedaço. É um livro que nos lembra a cada minuto a importância da literatura na nossa vida. E a vida de Liesel não poderia ser menos impressionante.

4- Jogador Número 1 – Ernest Cline
livros
Sinopse do Skoob: “Cinco estranhos e uma coisa em comum: a caça ao tesouro. Achar as pistas nesta guerra definirá o destino da humanidade. Em um futuro não muito distante, as pessoas abriram mão da vida real para viver em uma plataforma chamada Oasis. Neste mundo distópico, pistas são deixadas pelo criador do programa e quem achá-las herdará toda a sua fortuna. Como a maior parte da humanidade, o jovem Wade Watts escapa de sua miséria em Oasis. Mas ter achado a primeira pista para o tesouro deixou sua vida bastante complicada. De repente, parece que o mundo inteiro acompanha seus passos, e outros competidores se juntam à caçada. Só ele sabe onde encontrar as outras pistas: filmes, séries e músicas de uma época que o mundo era um bom lugar para viver. Para Wade, o que resta é vencer – pois esta é a única chance de sobrevivência.”

Você está no futuro, mais precisamente em 2045. Um futuro onde o mundo vive baseado em uma plataforma de imersão chamada Oasis, que começou como um jogo – uma espécie de The Sims, ou Second Life – criada por um homem chamado James Halliday. Halliday se tornou muito rico porém era um homem muito sozinho. Isso levou ele a fazer um testamento diferente: Deixou sua herança pra quem conseguisse achar seus três easter eggs no Oasis – easter eggs baseados em sua infância e adolescência, nos anos setenta/oitenta.
No tempo de seu falecimento, o testamento é liberado e o desafio é lançado, e com isso todo mundo passa a estudar o passado, inclusive Wade, um estudante pobre que só tem acesso ao Oasis pela plataforma da escola. Qual não é a surpresa quando Wade consegue decifrar o caminho para o primeiro ovo, depois de anos do lançamento do desafio? Bem, pela minha empolgação pra escrever tudo isso vocês imaginam minha empolgação ao lê-lo, não? A narrativa é rápida, divertida, com ação e suspense os momentos certos e cheia de detalhes. Quem viveu nesse tempo e se lembra dos ícones da cultura pop da época deve se divertir ainda mais que eu nessa leitura. Recomendo a quem não viveu a época que o leia com calma e buscando na internet todos os artigos mencionados, isso te dará uma imersão muito grande na história.

5- O Diabo Veste Prada – Lauren Weisberger
livros
Sinopse do Skoob: “Lauren Weisberger trabalhou como assistente da todo-poderosa-amada-e-odiada editora da revista Vogue, Anna Wintour. Assim, qualquer semelhança de O DIABO VESTE PRADA com a realidade não é mera coincidência. Neste irresistível romance, o leitor irá conhecer Andrea Sachs, uma jovem recém-formada que conquista um emprego que deveria deixar roxas de inveja milhares de garotas: o de assistente de Miranda Priestly, reverenciada editora da revista Runway Magazine, a mais bem-sucedida revista de moda do momento. Logo ela percebe, porém, que o emprego pelo qual um milhão de meninas dariam a vida para ter pode simplesmente acabar com a dela.
De uma hora para outra, a jovem jornalista se vê num escritório onde as palavras Prada, Armani e Versace são lei e começa a conviver de perto com o fascinante mundo da moda. Fascinante, mas nem tão glamouroso assim. Ela logo percebe que, em lugar de escrever reportagens e editoriais de moda, seu trabalho na Runway será o de atender aos caprichos da chefe: Andrea precisa buscar as roupas de Miranda na lavanderia, ir à caça de baby-sitters para seus filhos, localizar do escritório em Nova York o paradeiro do motorista que deixou Miranda tomando chuva numa esquina de Paris e providenciar rapidamente a solução para pedidos os mais mirabolantes. Miranda é a personificação do pesadelo para Andrea.”

Já sei qual pergunta você vai me fazer: “Mas Fernanda, não era um filme?” Sim, caro leitor(a), mas lembre-se que esse costume e transformar livros em filmes já existe há um tempão. No livro nós vemos uma história ainda mais impressionante que a do filme, na qual Andrea realmente sofre o pão que o diabo amassou na mão de Miranda. Não tem como não se sentir impelido a ler mais e mais.

Bem, esses são os queridinhos da minha biblioteca. Se eu conseguir que você que está lendo isso leia ao menos um deles, já me sentirei muito feliz. Ah, hoje em dia você consegue encontrar todos eles à disposição da internet, em pdf. Mas lembre-se, comprar o livro é muito importante, eu só indico o pdf pois as versões online podem alcançar mais gente, que não tem como ficar carregando trocentos livros pra lá e pra cá. Seja em pdf ou no livro físico, leia bastante. Leia o máximo que puder e você visitará muitos mundos.

Beijos e até o próximo post…

Fernanda Monteiro

Postado por Fernanda. Leva o design na mente, a fotografia na alma e a caligrafia no coração. Devora um livro na mesma velocidade que devoraria um pudim. Se preocupa com a moda e suas tendências, mas acima de tudo com o conforto que pode vir com elas. É uma amante inveterada de séries e música e uma visitante assídua de shows: o que aparecer ela topa!

One thought on “Indicação – Cinco livros que você precisa ler

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo