简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItalianoPortuguêsEspañol

Ingress, um jogo online – só que na rua

by

Você nunca ouviu falar do Ingress? Ouve falar em jogo online e já pensa em horas parado num computador?

Então deixa eu explicar bem rápido: Ingress é um jogo de celular, que funciona com realidade aumentada (jogos com os quais você interage com o ambiente à sua volta).
Nele você vai a locais de interação com o mapa. Esses pontos, chamados portais, existem em locais reais por todo o mundo e geralmente são localizados em pontos de importância cultural e/ou histórica ( EX: Forte de Copacabana, Teatro Municipal… etc )

Ingress

O jogo divide os agentes em dois times: resistência e iluminados, e em suma você cria ligações e campos de domínio (em formas de triângulos) ligando os portais. Ao final de cada ciclo – que dura 175 horas – é contado qual time acumulou mais pontos com os campos. E isso influi na história por trás do jogo. É um jogo jogado na maioria por adultos, por causa da movimentação na cidade, mas não impede crianças e adolescentes de jogarem. Eles geralmente jogam com os pais ou viajando em família.

Resumindo a história: Cientistas descobriram uma forma de energia, possivelmente extraterrestre, chamada de exotic matter (matéria exótica, ou também xm) que sai desses portais. E por isso os dois times: os resistentes que querem se precaver quanto à energia e quem a enviou. E também os iluminados, que querem se abrir para a possibilidade de utilizar a energia, a abraçá-la. Eu, desconfiada que sou, escolhi a resistência e não me arrependo.

Ingress

E isso me leva ao post de hoje: Pra manter o Ingress agitado a Niantic Labs, criadora do jogo, mantém diversos eventos ao redor do mundo. E no último dia 27 houve um aqui no Rio de Janeiro.

Agora imagine: Copacabana, a princesinha do mar. Sábado de sol. Algumas pessoas indo trabalhar, outras fazer seus exercícios na orla, e aqueles que vão só curtir uma praia. E do nada passa uma cambada de gente por você com roupas combinando, cara pintada e gritando sobre portais e links e coisas estranhas. Você vai achar que são loucos, certo? Não são, é que tem uma anomalia – nome dado aos eventos – acontecendo bem ali, na sua frente.

Ingress

Nesse evento que ocorreu nós tínhamos peças de um “quebra-cabeça” para levar de portais comuns para portais alvos pré-determinados usando links, as ligações mencionadas antes, entre os portais. Essas peças são chamadas de shards (são os números cor-de-rosa na foto abaixo). Eles apareciam em horários diferentes durante toda a tarde e nós tínhamos que correr, pedalar e dirigir pelos locais para fazer as ligações.

Ingress

No fim do dia, o time que tivesse mais shards nos portais-alvo ganhava o evento local e mandava uma pontuação maior pro evento mundial (haviam eventos no mesmo dia em locais como Seattle e Milwaukee). A resistência ganhou, levando 24 peças para os alvos e os iluminados 12. Isso deu 2.400 pontos para a resistência e 1.200 para os iluminados. Mas na soma mundial os iluminados levaram, e isso muda mais uma vez o curso da história do jogo.

Ingress

Mais que tudo o Ingress é um jogo divertido, que te tira de casa e te leva a admirar locais maravilhosos (vide o pôr-do-sol na anomalia de Copacabana, na foto acima). Bem melhor que ficar o dia todo jogando colado na tela de um pc, não?

Fotos no post: Fernanda Monteiro. Mais fotos do evento no flickr Resistência Rio

0
No tags 19 Comentários 0
19 Responses
  • Renata Arruda
    março 9, 2016

    Que interessante, não conhecia!

    Beijos

    Renata Arruda
    http://feminilidades.com.br

  • Jaqueline Ribeiro
    março 9, 2016

    Ainda não conhecia esse tipo de jogo online. Achei interessante.
    Bjus
    Jaque
    http://www.quebreiaregra.com.br

    • Fernanda Monteiro
      março 14, 2016

      pois é, na primeira vez que o vi não entendi bem e até acabei deixando de lado. mas depois, com a explicação certa vi o quão interessante ele é.

      beijos

  • Giovanna Barbieri
    março 10, 2016

    Não conhecia o jogo, achei bem interessante!
    Beijos

    Blog|Canal

  • Camila Cavalcante
    março 10, 2016

    Que bacana nunca tinha ouvido falar! Realmente é uma modalidade de jogo super interessante só pelo fato de tirar a pessoa de casa! Amei!
    Beijinhos :*

  • Millena Veronica
    março 10, 2016

    Nossa que jogo mega bacana hein

  • Jeane Carneiro
    março 10, 2016

    Que bacana, nunca tinha ouvido falar.
    Deve ser bem divertido esse encontro.
    Bjão

  • Elisangela
    março 10, 2016

    Ual, que legal. Pra mim essa novidade é nova. Muito bom

  • Jeeh Sena
    março 11, 2016

    Achei super interesse e diferente.
    Nunca tinha ouvido falar adorei conhecer
    um beijo

  • Rosi Bellei
    março 24, 2016

    Danadinha… nem avisou pra galera sobre essa matéria! hauhauahuah Imagina quando tivermos aqui um evento Primário! vai ser loucura loucura loucuuura! Bj linda!

  • Você sabe quem é
    março 25, 2016

    Muito legal essa matéria!

    O jogo é realmente viciante porém não necessariamente precisamos sair de casa para jogar.

    Att Voadores de WIFI

  • Luciano (Chuck)
    março 25, 2016

    Isso aí, Resistência sempre!

  • Jorge luiz [ PhantonLancer ]
    março 25, 2016

    Aconselho todos a jogar, um otimo jogo para ” Descolar a bunda da cadeira ”
    Obs: na segunda foto eu sou o de blusa branca kkkk

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.