Blog sobre beleza, comportamento e estilo de vida!

Joias: Como cuidar corretamente!

Recentemente eu ganhei de presente uma joia e com isso descobri que devo tomar diversas medidas para manter sua beleza e ter mais durabilidade. Joias são peças delicadas, com diversos metais, pedras e materiais que precisam de cuidados que normalmente não temos com nossas bijuterias. Sejam compradas, presentes ou até heranças de família, é sempre bom saber a forma correta de cuidar delas. Vamos então falar sobre como cuidar apropriadamente de suas joias.

• Siga as instruções!

Caso sua joia seja comprada recentemente, como por exemplo um presente de natal, comece lendo sempre todas as recomendações do vendedor. Ele sabe os materiais utilizados na confecção da joia e com isso a forma correta de fazer limpeza e manutenção da peça. Caso você limpe de forma imprópria pode destruir a proteção que geralmente é aplicada na joia e até quebrar a garantia. Diversas lojas inclusive vendem seu próprio kit de limpeza, garantindo que a limpeza será correta.

joias
Fonte: Joiasgold

• Não durma com as joias.

É, eu sei. Quando a gente ganha uma peça dessas de presente a gente quer ficar com ela todo o tempo. Fora que sempre fazemos isso com as bijus do dia-a-dia, né? Infelizmente não devemos fazer o mesmo quando se tratam de joias. Devido à sua delicadeza, retirar as peças para dormir previne que alguma parte se quebre ou que uma pedra se perca, além de garantir que você também não vai se machucar. E isso também vale para bijuterias: Afinal não é por serem baratinhas que precisam ser mal cuidadas, certo? O que nos leva a mais um ponto importante:

• Vista por último, tire primeiro.

Como sempre o cuidado para que as joias não sejam afetadas por químicos continua: Usando a politica do “vista por último, tire primeiro” você garante que cremes, sprays e loções não danifiquem as joias. Fora que também garante que você não acabe prendendo a peça em uma roupa sem querer. Eu, quando vou vestir um cardigã que tenho sempre preciso tirar meus anéis pois eles acabam enganchando na trama do tecido e repuxando linhas. Definitivamente é algo que não rola.

joias
Fonte: Joiasgold

Infelizmente, com a pandemia de covid-19 e a necessidade de passar álcool gel constantemente nas mãos, a recomendação de proteger a peça de químicos não vale muito para anéis e pulseiras. Mas fica a recomendação para depois que ela acabar. É claro que tem outro jeito de garantir a desinfecção sem afetar as peças, e é:

• Limpe com produtos simples

Existem diversos produtos indicados para limpeza específica de joias, como limpa prata e polidores de metais. Mas sinceramente, você não precisa disso tudo. Fazer a limpeza das joias com produtos como sabão de coco, sabão neutro e até pasta de dente branca é simples e deixa as peças com brilho de nova. Diversas peças também precisam de cuidados à base de óleos – principalmente cristais e pedras, pois elas tem óleos minerais que “vazam” das pedras com o tempo. Para isso um polimento com um pano suave, como os de óculos, levemente embebido em óleo mineral (levemente mesmo) traz a vivacidade de volta às pedras.

joias
Fonte: Joiasgold

• Guarde tudo separadamente

Sabe a caixinha do seu anel? Ou a caixa onde veio sua pulseira? Então, guarde as peças de forma separada, de preferência na caixinha onde vieram. Isso garante que as peças não vão bater, arranhar ou até cair e quebrar. Caso não tenha as caixinhas das joias forre uma caixa com um tecido como veludo e deixe todas distantes umas das outras para evitar choques. Colares de pedras ou pérolas levem inclusive ser guardados deitados.

Essas são as principais dicas de cuidados com joias. Você tem alguma sugestão que não encaixamos aqui? Manda pra gente nos comentários!

Fernanda Monteiro

Postado por Fernanda. Leva o design na mente, a fotografia na alma e a caligrafia no coração. Devora um livro na mesma velocidade que devoraria um pudim. Se preocupa com a moda e suas tendências, mas acima de tudo com o conforto que pode vir com elas. É uma amante inveterada de séries e música e uma visitante assídua de shows: o que aparecer ela topa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo