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O Instagram Stories é melhor para influenciadores digitais?

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Na última semana foi lançado o Instagram Stories. Com funcionamento muito semelhante às Histórias do Snapchat (até o nome foi descaradamente copiado – isso ainda vai terminar em processo…), a ferramenta é o contra-ataque do Facebook depois que diversas ofertas de compra do Snapchat foram recusadas. A ferramenta une o método de funcionamento do Snapchat com o grande público do Instagram, e esse é o ponto chave que faz com que a ferramenta seja ideal para os influenciadores digitais.

Instagram Stories

Um tempo atrás eu falei nesse post aqui minha opinião sobre o uso do Snapchat por influenciadores digitais para criação de conteúdo. No geral, minha opinião continua a mesma. Apesar de ser uma ferramenta que atrai atenção massiva do público, o Snapchat ainda é muito informal e tem seu próprio público. Não é por que você é fã de um influenciador que vai querer saber todo e cada minuto de seu dia seguindo sua História do Snapchat. Essa é uma das razões pelas quais eu não concordo com criação de conteúdo exclusivo e tampouco com divulgação de produtos ou marcas no Snap.

Instagram Stories

Já o uso do Instagram (a rede original de fotos) para esse fim existe há muito tempo. O aplicativo funciona muito bem quando falamos sobre divulgação e criação de conteúdo. A grande prova disso são os Instabloggers, criadores de conteúdo exclusivo para a plataforma. Mas repito: Em minha opinião não é aconselhável a criação de conteúdo para o Stories, da mesma forma que não é para o Snap. Mas definitivamente o alcance do Instagram Stories é bem maior que o do Snapchat. Você acaba ocasionalmente conhecendo o dia-a-dia (e o tipo de conteúdo compartilhado) de um monte de gente que nunca se daria ao trabalho de buscar o user do Snapchat, seguir e olhar o que compartilha. Caso você opte por criar conteúdo exclusivo para o Stories, ou usar como método de divulgação, a chance de ele alcançar as pessoas é bem maior. Minhas dicas são:

  • Saiba dividir o conteúdo:

A primeira coisa a se pensar é o que você pode fazer com o Stories e o que deve permanecer fazendo no Snapchat. Os dois parecem a mesma coisa, mas uma rápida olhada em alguns influenciadores e é visível como as coisas postadas no Snapchat são mais tranquilas e despreocupadas, e no Stories os posts são mais floreados e com mais cuidado. É claro que vai do bom senso e da forma com que cada um conduz seus perfis, mas é sempre bom lembrar que qualquer um que acessar seu Instagram pode assistir o Stories também, o que significa muito mais público com o qual se preocupar.

  • Combine o conteúdo do seu perfil com o Instagram Stories:

Outra coisa é criar interação entre as imagens postadas em seu perfil do Instagram e o material dedicado ao Stories. Use-o como um “extra” das suas publicações. Fale curiosidades sobre o processo de criação, ou mais detalhes sobre algo que postou. É a melhor forma de manter os seguidores de seu Instagram interessados tanto nas publicações quanto no Stories.

  • Guarde a parte importante de forma permanente:

Aqui, novamente, é minha opinião. Se você vai trabalhar com a divulgação de um produto ou marca, faça a parte importante numa publicação tradicional em seu perfil, e use de conteúdo adicional no Stories. Assim você pode manter o controle do fator de resposta dos seus seguidores. Peça por likes ou comentários, pelo Stories. Fica mais fácil de manter o controle assim.

Instagram Stories

Bem, essa é minha opinião quanto ao Instagram Stories como ferramenta de trabalho para influenciadores digitais,o que significa que ninguém é obrigado a concordar, e opiniões são plenamente aceitas. O que você acha da ferramenta? Melhor que o Snapchat? Bem, uma coisa é certa: mesmo que o Stories ofereça quase as mesmas funções, o Snapchat não perdeu seu público com o lançamento da concorrente. Eu acabo usando os dois, e você?

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