简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItalianoPortuguêsEspañol

Pães saudáveis! Vamos meter a mão na massa?!

by

O café da manhã brasileiro é, geralmente, composto diariamente de um alimento essencial: o pão. É um hábito apreciado por quase todos, mas devemos ter atenção. Os pães comprados em padarias ou supermercados não costumam ser muito saudáveis. Além de não serem naturais, eles possuem muitos compostos químicos. Inclusive um que é proibido, o bromato de potássio.

Esse aditivo é usado porque age de forma que aumenta o rendimento da massa em até 30%. Em contrapartida, o bromato de potássio faz muito mal saúde, pois ataca o fígado, os rins e o sistema nervoso central, além de destruir as vitaminas do Complexo B. Se você comprar um pão que, ao ser cortado, você perceba que não possui miolo, que se esfarela facilmente e que só tem praticamente a casca, saiba que nele foi utilizado o bromato de potássio.

Por isso, resolvi trazer algumas receitas de pão para serem feitas em casa e com ingredientes saudáveis que todos possuímos na cozinha. vamos conferir?!

Pão de Mandioquinha Salsa
pães

Ingredientes
5 mandioquinhas salsa
3 e 1/2 xícaras de água fervente (700 ml)
1 e 1/4 xícara de polvilho doce
1/2 xícara de chá de polvilho azedo
1 colher de chá rasa de sal marinho
3 colheres de sopa de azeite de oliva

Modo de preparo

Descasque e pique as mandioquinhas. Coloque-as em uma panela média (atenção, pois quanto maior a panela, mais rápido a água secará), junte a água fervente e cozinhe por 15 minutos com a tampa semiaberta.

Deixe a mandioquinha esfriar um pouco e coloque-a em uma vasilha. Amasse-a com as mãos e acrescente o restante dos ingredientes com a mandioquinha ainda morna. Misture bem e vá adicionando a água do cozimento aos poucos, trabalhando a massa até que não grude mais nos dedos.

Modele bolinhas de tamanho médio e coloque-as em uma assadeira, deixando espaço entre eles. Leve ao forno alto (230*C), preaquecido, e asse por cerca de 40 minutos.

 

Pão de Liquidificador

pães

Ingredientes

3 ovos
1/2 copo americano de óleo
1 e 1/2 copo americano de farinha de arroz
1 copo de iogurte natural (de soja ou sem lactose)
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de Preparo

Bata todos ingredientes no liquidificador (colocando por último o fermento). Unte uma forma de pão com óleo (ou margarina) e polvilhe com farinha de arroz.Coloque a massa para assar e passe por cima gema com um fio de óleo.Asse por aproximadamente 45 minutos. (varia o tempo conforme o tipo de forno.

Pão de centeio
pães

Ingredientes

2 xícaras (chá) de farinha de trigo integral
2 colheres (sopa) de fermento biológico seco
15 colheres (sopa) de farinha de centeio
10 colheres (sobremesa) de farinha de linhaça triturada
3 colheres (sopa) de sal light
3 colheres (sopa) de margarina vegetal
2 copos de água

Modo de preparo

Coloque numa batedeira um quarto da farinha de trigo, o fermento e um pouquinho de água. Faça uma bola e deixe descansar por 15 minutos. Após esse período, adicione o restante dos ingredientes e faça uma massa bem macia.

Deixe-a descansar durante cerca de 40 minutos. Passado esse tempo, modele como desejar e coloque os pães em assadeiras levemente untadas. Espere o crescimento até quase atingir o seu dobro. Asse em forno numa temperatura média de 200 graus por 40 minutos ou até dourar.

Pão australiano funcional
pães

Ingredientes

2 ovos orgânicos
1 xícara (chá) de fécula de batata
1 xícara (chá) de farinha de arroz
1 xícara (chá) de polvilho doce
1 colher (sopa) de biomassa de banana verde
1/3 de xícara (chá) de farinha de quinua ou farinha de painço
3 colheres de cacau em pó orgânico
1/3 de xícara (chá) de psyllium
1 colher (sopa) rasa de chá de fermento para pão
¼ de xícara (chá) de óleo de girassol
1 ½ xícara de água morna
1 colher (chá) de sal marinho
1/3 xícara (chá) de mel

Modo de Preparo

Hidratar o psyllium na água por cerca de 10 min. Reservar.
Misturar todos os ingredientes secos em uma vasilha. Adicionar os ingredientes líquidos (ovos, psyllium hidratado, biomassa, mel e o óleo).

Misturar bem até obter uma massa homogênea e maleável. Formar uma grande bola com a massa e colocar em forma untada (tipo pizza). Deixar crescer até dobrar de volume. Após o crescimento da massa, fazer 3 pequenos cortes na superfície do pão. Levar em forno pré-aquecido a 200 graus por 45 minutos.

Pão integral
pães

Ingredientes

4 copos de farinha de trigo integral
3 colheres (chá) de fermento biológico seco
2 e 1/2 copos de água morna
1 colher (chá) de sal
1/3 copo de óleo de coco
2 copos de farinha de trigo branca

Modo de preparo

Numa tigela, misture a farinha integral, o fermento e a água com a ajuda de uma colher de pau. Cubra com um pano e deixe descansar por dez minutos. Adicione o sal, o óleo e a farinha branca.

Misture com as mãos até a massa ganhar forma. Leve a massa para uma superfície lisa polvilhada com farinha e amasse muito bem por volta de dez minutos. Adicione mais farinha se precisar.

Unte duas formas de pão ou forre-as com papel manteiga e distribua a massa entre as duas formas. Deixe a massa descansar por uma hora em um lugar morno. Ligue o forno à 180ºC e coloque os pães pra assar por 30 minutos. Retire do forno e retire da forma antes de esfriar completamente.

Bom meus amores por hoje é só! Espero que tenham gostado dessas receitinhas e se você fizer alguma não esqueça de passar por aqui e me contar o que achou!

Há não esqueçam de me seguir nas redes sociais e de se inscrever no meu canal do You Tube, heim…
Facebook / >Instagram / >Twitter / Google+ / You Tube
Aproveite e assine a nossa Newsletter ali ao lado e receba os posts no seu email.
Beijos e até o próximo post!

13

Ainda não há comentários.

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *