Blog sobre beleza, comportamento e estilo de vida!

Piercing: Os cuidados e dicas para usar piercings da forma correta

Joias e adornos são incríveis não importa o estilo. Nessa categoria os piercings são sempre avant garde, trazendo inovação e personalidade até aos looks mais clássicos. As peças, que são dos mais variados tipos, podem ser colocadas em todo canto do corpo, trazendo uma versatilidade incrível. E quem não quer viver coberto de joias, não é mesmo?

Claro que mais joias significam mais furos e consequentemente, mais cuidados. Na maioria das vezes a gente tende a deixar pra lá o cuidado quando colocamos um piercing. Porém isso pode significar ter mais dores de cabeça do que quando tomamos medidas básicas para a cicatrização e manutenção dos furos. São problemas desde queloides – inchaços de colágeno decorrentes da cicatrização – aparecendo ao redor do furo até o enfraquecimento e rasgo do mesmo. Tudo isso pode ser evitado se tomados os cuidados certos.

piercing

Mas quais cuidados tomar antes e depois de colocar um novo piercing?

  • Um bom profissional é a primeira chave para o sucesso

É claro que o primeiro passo é sempre procurar um profissional de qualidade que trabalhe com ferramentas de boa procedência, esterilizadas e próprias para aplicação de piercings. Procurar indicações de bons profissionais com conhecidos também é essencial. O uso de ferramentas impróprias ou um profissional aplicando o piercing da forma incorreta pode inviabilizar o furo e te impedir de usar um piercing, mandando o trabalho pelo ralo. Dar preferência à aplicação do piercing com agulhas ao invés de pistolas também ajuda a minimizar o dano na área de aplicação, evitando uma cicatrização problemática.

  • Seja saudável (de verdade!)

Uma das maiores recomendações quando colocamos ou piercing ou fazemos uma nova tatuagem refere-se a ter uma boa alimentação durante o período da cicatrização. E não é brincadeira. Uma dieta saudável é essencial para que o corpo metabolize mais rápido e devolva para a parte danificada o necessário para se recuperar. E não só isso, mas também se manter sempre hidratado faz bem à sua saúde a de seu novo furo.

piercing

  • Evite traumas desnecessários

Parece que é de praxe: Toda vez que uma parte de nosso corpo está sensibilizada ela se torna a mira de todo artefato móvel ou imóvel ao nosso redor. Com piercings não é diferente. Por isso é aconselhável tomar cuidado extra para não bater com a área do corpo onde está seu piercing novo. Também é preferível, para quem coloca um novo piercing de orelha, não dormir sobre o lado com a jóia. Em casos de cabelo grande também tomar cuidado para não puxar com força uma eventual mecha enrolada no piercing, causando uma inflamação.

  • Faça a limpeza da área com os produtos certos

Uma limpeza bem feita com água e sabão é o essencial para fazer a desinfecção do piercing. Também é indicado por profissionais que se faça a limpeza com água morna com sal, o que acelera a cicatrização e também desinfeta. É quase unanimidade ouvir indicações para se fazer a limpeza com álcool 70%, porém o álcool resseca a pele, fazendo-a rachar e criar novos ferimentos por cima da cicatrização anterior. Por isso é bom evitar.

  • Tenha paciência, não vai cicatrizar do dia para a noite

Não tem muito mistério, paciência é a chave. Dependendo da área do piercing (lóbulo, cartilagem) o furo pode levar até 10 meses para cicatrizar. Continue desinfetando e se alimentando corretamente para que o processo seja o menos doloroso e incômodo possível. Caso o piercing esteja incomodando muito, vá ao profissional que fez o furo e peça para que ele faça a troca do piercing por um de outro material. Isto pode ajudar a diminuir a irritação e facilitar a cicatrização.

piercing

  • Use joias de qualidade

Um dos fatores decisivos para uma cicatrização saudável é usar peças de qualidade. Desde um simples e delicado piercing de nariz até um imponente bastão na orelha, a joia deve ser confeccionada com materiais que não vão lhe proporcionar alergias. As joias mais indicadas são as de ouro, prata, titânio e aço cirúrgico, pois são as menos propensas a causar irritação. Compre em locais que podem garantir a procedência e que tenham garantia para quaisquer problemas que a joia venha a apresentar.

Com os cuidados certos o piercing deixa de ser um problema para se tornar a solução dos sonhos pra quem quer uma joia linda mas ao mesmo tempo quer fugir do tradicional. E você, tem mais alguma dica legal sobre o cuidado com piercings? Conte-nos nos comentários!

Fotos: Joiasgold

Fernanda Monteiro

Postado por Fernanda. Leva o design na mente, a fotografia na alma e a caligrafia no coração. Devora um livro na mesma velocidade que devoraria um pudim. Se preocupa com a moda e suas tendências, mas acima de tudo com o conforto que pode vir com elas. É uma amante inveterada de séries e música e uma visitante assídua de shows: o que aparecer ela topa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo