Blog sobre beleza, comportamento e estilo de vida!

Platinados: visagista quebra (e confirma) alguns tabus da tendência que está dando o que falar nos salões de beleza

“Platinado destrói qualquer cabelo”, “Cacheada platinada? Nunca!”, “Nada como aquela hidratação caseira para acabar com qualquer frizz do platinado”. “Todo mundo fala, mas será que posso?”

VERDADEIRO OU FALSO

O platinado anda fazendo a cabeça de muitas famosas brasileiras e internacionais. Antes de aderir a tendência, o visagista e parceiro da marca Vertix, Pietro Trindade, explica timtim por timtim se as afirmações acima são verdadeiras ou falsas

Platinados.  O tema nunca esteve tão em alta, principalmente após ícones nacionais e internacionais aderirem ao loiro, loiríssimo. No entanto, o tema ‘platinado’ vem acompanhado de alguns tabus. É possível ter fios platinados e saudáveis? Qualquer pessoa pode investir na tendência, inclusive as cacheadas? Quais cuidados básicos são fundamentais para quem já aderiu ou pretende aderir ao platinado?

O visagista e parceiro da marca Vertix, Pietro Trindade, tira essas e outras dúvidas sobre a tendência que está fazendo a cabeça da mulherada em 2019.

Platinado, o que é?

O expert explica que o fio é composto por oito camadas cuticulares antes de chegar no córtex, ou seja, a última camada do fio. Para o cabelo chegar na abertura do tom platinado, o bom profissional vai deixar o fio com apenas duas camadas cuticulares, ou seja, muito próximo ao córtex, que é o último ponto do fio capilar. 

“Fazendo uma analogia simples, o córtex é como se fosse o osso do cabelo. Ou seja, depois disso, não tem para onde ir. Por isso que o platinado é a química mais incisiva. Não é a mesma coisa que uma mecha natural, coloração ou alisamento. É o extremo ou o máximo de química que pode existir dentro de um fio”, complementa Trindade.

Cuidados específicos com o platinado

“O tratamento e a hidratação para cabelos platinados são contínuos. A cliente deverá, todos os dias, seguir uma rotina de cosmético restrita. Isso significa que os produtos de gôndola, destinados para o público geral, não servirão para ela. Enquanto o platinado existir ele deverá ser tratado como um cabelo quimicamente controlado e isso exige produtos de alta performance”, revela o expert.

Pietro Trindade explica por que existe o tabu de que platinar os fios detonam a saúde do cabelo. “O cabelo precisa, necessariamente, ser retocado a cada 15 dias, no mínimo, e 20 dias, no máximo. Isso acontece porque o cabelo humano queratiniza a cada 21 dias. Quando a cliente ultrapassa os 20 dias da manutenção, o profissional inevitavelmente vai precisar agredir uma parte do fio que já passou por um processo químico extremamente forte”. Para o visagista, o melhor a se fazer é não aplicar a técnica para cabelos que ultrapassaram os 21 dias de manutenção.  

Secador e platinado, pode isso produção?

O expert alerta “pode usar, mas eu aconselho a aplicação de um protetor térmico nos fios, deixando absorver o produto por 10 minutos, no mínimo. O mundo ideal seria aguardar 60 minutos para o fio conseguir absorver o máximo de água possível, já que o calor térmico vai causar um efeito de desidratação do fio, mas se não for possível, 10 minutos já são suficientes”.

Platinados

Outra dica do profissional é secar completamente o cabelo antes de usar o secador para modelagem. De acordo com Pietro, deixar o cabelo molhado ou úmido, facilita a sua quebra. Por isso, ao tirar toda a umidade o fio platinado fica mais firme e, consequentemente, com menos riscos de ser danificado.

Na hora de escolher um secador, Pietro Trindade é categórico: “escolha o que tiver menos calor. Quanto mais calor, maior será o dano para o fio. Vá em um modelo mais intermediário para não prejudicar os fios”. E outra dica do expert é nunca, em nenhuma hipótese, encostar o secador diretamente no fio.

Platinados

“Se quiser escolher um bico direcionador de ar, evite os de alumínio ou de metal porque eles absorvem mais calor, expondo o fio a uma temperatura muito alta. Isso é péssimo para cabelos platinados”.

Escova ideal para platinados

Para o visagista, as duas melhores opções são as escovas raquete e a térmica, que distribui bem o calor do secador para o fio, sem danificar.

Platinados
Platinados

“Lavou o cabelo? Penteie com a escova raquete, que é menos agressiva para os fios, e deixe secar naturalmente. Caso não seja possível, aplique o protetor térmico e penteie com a escova térmica para uma finalização com o secador”.

Modelador, seu lindo!

“Se pode usar modelador? Não só pode, como deve! O modelador é o melhor amigo da platinada. Na verdade, eu até aconselho usar o combo secador + modelador, por causa da tração. O modelador é ótimo para proteger os fios porque dá vazão ao calor e ajuda a selar o cabelo sem absorver toda a água do fio.

Inimiga nº1 das platinadas

“Nunca, de forma alguma, nem por 5 segundos, use chapa no cabelo platinado”, alerta Pietro Trindade. “A chapa pode ser ótima para finalizar qualquer cabelo, mas ela não foi feita para platinados. O risco de um cabelo quebrar completamente se usar qualquer chapa por apenas 2 segundos é de 80% e o dano é irreversível”, complementa.

E o profissional explica o porquê: “a chapa tem duas partes quentes, que quando prensa o fio, não tem expansão de oxigênio, ou seja, não dá vazão ao calor. Isso é fatal para a morte do cabelo platinado”.

Cachos e platinados

Muitas cacheadas têm medo de platinar o cabelo e o profissional explica o motivo: “muitos profissionais alisam o cabelo da cacheada antes de descolorir. Eles alegam que é mais fácil fazer dessa forma. Mas quando se descolore o cabelo fora do seu estado natural, o fio memoriza aquilo e fica fora do seu lugar. Por isso o platinado não é tão difundido entre cacheadas”, explica Trindade.

O profissional afirma que a chance de um cabelo platinado cacheado ser mais saudável que o liso é 100% maior. Isso se dá porque as cacheadas raramente usam elétricos para secar os fios. Elas deixam os cachos secarem naturalmente, o que aumenta a vida útil do platinado e dá um aspecto muito mais saudável ao cabelo. “Se a cacheada lavar o cabelo, aplicar um mousse e deixar secar naturalmente, o cabelo dela será infinitamente mais lindo, hidratado e bem cuidado do que um fio liso que precisa de um secador na finalização”, explica.     

Bom meus amores, espero que tenham gostado do post! Há não esqueçam de me seguir nas redes sociais heim… Aproveite e assine a nossa Newsletter ali ao lado e receba os posts no seu email.

Facebook – Instagram – Twitter – Pinterest


Jaqueline Fernandes

Carioca, formada em enfermagem por vocação e blogueira por paixão! Como uma boa aquariana sou completamente racional, extremamente crítica e detesto a idéia de ter que me submeter a regras e padrões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo