简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItalianoPortuguêsEspañol

Prédio no Estoril é destaque em seminário internacional de tecnologia construtiva em BH

by

Evento reúne especialistas em tecnologia inovadora na construção civil; Veredas, edifício comercial erguido pela EPO no Estoril, se diferencia pela articulação urbana e qualidade do projeto arquitetônico

No próximo dia 28 de junho será realizada a 1a edição do Seminário BIM de Minas Gerais. O evento reunirá especialistas, empresários e profissionais da construção civil para apresentar experiências bem-sucedidas no setor pela utilização do BIM, sigla de Building Information Modeling, metodologia de trabalho em expansão no mercado brasileiro da construção que permite otimizar os resultados operacionais e financeiros na construção civil pela maior integração dos diversos processos de uma obra.

Uma das apresentações esperadas para o evento será o do case Veredas Empresarial, empreendimento desenvolvido pela BLOC Arquitetura e Empreendimentos e construído pelo Grupo EPO no bairro Estoril, utilizando o BIM, que possibilitou a precoce visualização de interferências construtivas entre projetos durante sua compatibilização, grande otimização dos projetos envolvidos e consequente economia nos custos diretos e indiretos da obra.

Prédio no Estoril

O Veredas tem aproximadamente 6 mil metros quadrados de área construída, distribuídos em seis pavimentos com lojas, 46 salas e vagas de estacionamento. O diferencial do empreendimento é o paisagismo que une forças com a arquitetura, trazendo um tratamento diferenciado aos jardins externos e internos para o escalonamento gradativo do prédio que acompanha o perfil natural do terreno, com implantação de terraços. Outro diferencial é o projeto de articulação urbana, com a criação de uma travessia de uso público entre a Av. Mário Werneck e a Rua Desembargador Amilcar de Castro, que forma áreas de lazer e descanso, contemplação e convívio ao longo de uma escadaria.

A obra ainda está em andamento mas estima-se uma economia de custo direto em torno dos 4%, o que para qualquer construção é muito. “Foi um enorme desafio criar um modelo virtual de todas as disciplinas envolvidas, detectando todas as incompatibilidades e visualizando as possíveis melhorias antes mesmo da obra acontecer. Com este projeto, tanto a BLOC como o Grupo EPO, passaram por uma revolução de projeto e engenharia. Conseguiram ter o canteiro de obra no ambiente virtual, fazendo detecções e medições automáticas, melhorando o planejamento, orçamento e a própria execução de tudo, uma vez que as incompatibilidades foram sanadas muito antes da execução da obra”, conta o arquiteto e urbanista Alexandre Nagazawa, sócio diretor da BLOC Arquitetura e Empreendimentos.

A qualidade do projeto arquitetônico do Veredas já foi reconhecida pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) na 17ª Premiação de Arquitetura do IAB/MG, em 2016, e elogiado pelo Patrimônio Histórico.

O 1º Seminário BIM de Minas Gerais é promovido pelo Sebrae-MG, em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), Câmara Brasileira de BIM (CBIM) e Associação Brasileira de Engenharia de Sistemas Prediais (Abrasip-MG), e será realizado na sede do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae-MG) na Av. Barão Homem de Melo, 329 – Nova Granada.

Sobre BLOC Arquitetura

A BLOC Arquitetura e Empreendimentos investe cada vez mais em tecnologia, técnica e pesquisa nas suas soluções em projetos. Um dos pontos que tem destacado a empresa no mercado é a utilização da tecnologia BIM em todos os seus projetos desde a fase de viabilidade até o planejamento da obra e medição.

Hoje a BLOC está reformulando totalmente sua forma de projetar em função da nova plataforma. Com foco total no desempenho da obra do cliente a integração entre arquitetura e engenharia nunca foi tão forte na empresa, assim conta com um time composto por arquitetos, engenheiros, e grandes especialistas em cada disciplina.

Bom meus amores por hoje é só, espero que tenham gostado da dica!
Há não esqueçam de me seguir nas redes sociais e de se inscrever no meu canal do You Tube, heim…
Facebook / >Instagram / >Twitter / Google+ / You Tube
Aproveite e assine a nossa Newsletter ali ao lado e receba os posts no seu email.
Beijos e até o próximo post!

1

Ainda não há comentários.

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.