Blog sobre beleza, comportamento e estilo de vida!

Roteiro para conhecer o Circuito das Águas de Minas Gerais

Veja 6 cidades de Minas Gerais para visitar

O Circuito das Águas de Minas Gerais é composto com 14 municípios no sul do estado e cada vez mais visitantes são atraídos por pela água mineral carbogasosas, que beneficiam a saúde além de promover o relaxamento.

Mas, além da atividade principal das águas curativas, as cidades mineiras têm atrativos de todo tipo de viajante, desde passeios por casarões históricos, muita natureza e claro, a inconfundível culinária.

Se você está procurando um destino para sua próxima viagem, precisa ver essas dicas e já programar seu roteiro por Minas Gerais!

Circuito das Águas

Quais cidades visitar e o que fazer no circuito

1. Encontre a paz e tranquilidade em São Lourenço

São Lourenço é a mais conhecida e a cidade preferida de quem procura por tranquilidade e relaxar nas fontes. 

Entre as atrações está o Parque das Águas, com mais de 300 mil metros quadrados e 9 fontes de águas termais. A fonte mais visitada é a Fonte Vichy, que tem o super diferencial de ter águas alcalinas, que agem para melhorar problemas renais e gástricos.

Já o Centro Hidroterápico Balneário SPA oferece tratamento completo, desde o banho em águas sulfurosas e entrando para as atividades típicas de um SPA: massagem, limpeza de pele, suana e banho de espuma e sais.

Além de aproveitar as fontes terapêuticas, outras atividades no parque incluem passeios de barco no lago da Ilha dos Amores e aguardar pelo pôr do sol no Entardecer com as Garças.

2. Pratique diferentes atividades em Caxambu

Assim como São Lourenço, Caxambu também possui um Parque das Águas, com 12 fontes termais, sendo a Fonte Dona Isabel uma das mais famosas.

O parque ainda conta com um passeio de teleférico que tem como destino final o Morro Caxambu, onde é possível apreciar uma paisagem panorâmica da Serra da Mantiqueira, além de ser um ótimo lugar para tirar fotos incríveis. 

Além de aproveitar os poderes curativos das fontes, outras atividades também atraem muitos visitantes, como os banhos especiais, o passeio de pedalinho e até curtir a piscina de água mineral.

Circuito das Águas

3. Tome banho de cachoeira em Baependi

Baependi é o destino certo se você procura por um destino de viagem que tenha forte apelo espiritual. Sendo um dos principais destinos de meditação do país, é conhecida como a “terra de Nhá Chica”, a primeira brasileira reconhecida como beata pela Igreja Católica, e o Santuário da Imaculada Conceição é uma parada obrigatória por lá.

Aqui, o Circuito das Águas é composto por cachoeiras: mais de 10 quedas d’águas para renovar suas energias à vontade. A Cachoeira Itaúna é uma das mais conhecidas, muito por contar com piscinas naturais e até um escorregador de pedra. A infraestrutura também é um forte atrativo, oferecendo estacionamento e restaurantes.

4. Saiba o que fazer em Cambuquira

A cidade de Cambuquira se desenvolveu com forte influência de águas terapêuticas, e hoje é um dos destinos mais procurados por quem quer fugir do estresse e relaxar à 900 metros de altitude.

O Parque das Águas, como esperado, é uma das principais atrações da cidade e não é para menos: tem até o título de melhor água termal das Américas! Segundo uma avaliação da revista Vip Exame.

Já o Pico do Piripau, é para quem gosta de apreciar a vista, no caso a linda Serra da Mantiqueira, e para quem tem o espírito de aventura para praticar o voo livre, sendo palco para vários campeonatos do esporte. 

5. Pule de asa delta em Conceição do Rio Verde

Localizada no Sul de Minas, a 354 km da capital mineira, a bela cidade reserva muitas surpresas.

Uma das principais atrações do local está o Parque das Águas de Contendas, onde suas fontes são ricas em hidrominerais gasosas, alcalinas e magnesianas.

Dentro do parque é possível visitar a Pedra do Imperador, o monumento que serviu de assento para o imperador D. Pedro II em 1884.

Caso esteja procurando por mais emoção, você também pode subir o Morro do Careca, mirante localizado na Serra de Contendas. Lá de cima, os turistas mais corajosos podem realizar saltos de asa delta em uma altitude de mais de 945 metros.

Circuito das Águas

6. Aproveite o espaço familiar em Lambari

Assim como as demais, abriga um Parque das Águas, além de um belo Lago, cachoeiras e o Parque Estadual Nova Baden, bastante procurada pelos turistas da terceira idade.

Além do parque, outro ponto atrativo da cidade é o Cassino do Lago, uma antiga construção localizada às margens do Lago Guanabara.

O local conta com diferentes atrações para serem aproveitadas: caso você esteja acompanhado de outros adultos, considere fazer uma caminhada ou até mesmo de bicicleta pela pista de cooper.

Por outro lado, caso esteja acompanhado de seus filhos pequenos, alugar um pedalinho é o passeio ideal para apreciar o belo local.

Você pode criar seu próprio roteiro e incluir as demais cidades, vai depender do tempo que tem para viajar e aproveitar para renovar as energias. Desde usar um feriado prolongado para conhecer esses 4 destinos ou até estender para 10 cidades em uma férias de 15 dias, o que importa é que vale a pena relaxar um pouco e cuidar da saúde de uma forma deliciosa!

No caminho, não deixe de procurar pelos melhores hotéis de Minas Gerais e compartilhar suas experiências com todo mundo!

Bom meus amores, espero que tenham gostado do post! Há não esqueçam de me seguir nas redes sociais heim… Aproveite e assine a nossa Newsletter ali ao lado e receba os posts no seu email.

Facebook – Instagram – Twitter – Pinterest



Jaqueline Fernandes

Carioca, formada em enfermagem por vocação e blogueira por paixão! Como uma boa aquariana sou completamente racional, extremamente crítica e detesto a idéia de ter que me submeter a regras e padrões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo